sábado, 7 de abril de 2012

União dos Estudantes de Pernambuco Promove Debate Sobre a "Lei do Estágio" em Olinda..


Na última terça feira (03/04) a União dos Estudantes de Pernambuco deu iniciou mais um dos projetos executados pela atual gestão, a "Caravana da UEP". O evento que está em sua segunda edição e tem a finalidade de promover uma série de debates e palestras sobre temas ligados ao cotidiano dos estudantes dos diversos campus universitários do estado. E a primeira faculdade a receber a "Caravana da UEP" desse ano foi a Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO).

No turno da manhã, os estudantes de todos os cursos da instituição compareceram ao auditório para participar da mesa-redonda responsável pela abertura da caravana e debateu sobre o tema: Eu quero fazer parte dessa riqueza! O papel da universidade no desenvolvimento de pernambuco.

Já no período da noite, o debate esteve relacionado à importância da lei 11.788/08 que trata sobre a regulamentação da prática do estágio. E para debater sobre esse tema foram convidados: o diretor de Jovens Trabalhadores do Sindicato dos Professores de Pernambuco (SINPRO/PE) e membro do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude, Wallace Melo Barbosa e a coordenadora da União dos Estagiários de Licenciatura (UNEL), Letícia Menezes.

Durante as discussões sobre a importância e o respeito à Lei do Estágio, os palestrantes aproveitaram para denunciar o quadro de precarização que os universitários normalmente estão vulneráveis em seus estágios, quando os seus direitos são desrespeitados. Várias foram as críticas direcionadas às instituições públicas e privadas que infelizmente utilizam o estagiário como mão-de-obra barata para desempenhar funções que não se enquadram na prática de estágio, submetendo os estudantes a uma exaustiva jornada de trabalho que afeta diretamente o seu desempenho acadêmico. Enfim, Foi um momento muito importante para os alunos da Funeso, pois na maioria das vezes, a lei do estágio nunca é debatida dentro das faculdade, fazendo com que o estudante desconheça os seus próprios direitos.

E diante da grande participação dos estudantes da Funeso, podemos dizer que a Caravana da UEP prestou um excelente serviço ao organizar um evento dessa grandeza na instituição, pois serviu para politizar ainda mais os centros universitários e debater sobre as diversas problemáticas que existem na sociedade, buscando assim, tornar mais estreita a relação entre o conhecimento científico e a realidade concreta.

PS: É válido ressaltar que Wallace Melo também é o coordenador do Centro de Juventude, Desenvolvimento e Cidadania (CEJU) e diretor da União das Associações e Conselho de Moradores de Olinda (UNACOMO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário