sábado, 21 de abril de 2012

Jovens se Preparam Para 6° Congresso Mundial de Juventude.



Entre os dias 4 e 13 de junho, jovens de várias partes do planeta discutirão questões relacionadas ao desenvolvimento. Os debates ocorrerão tanto com o encontro das diversas juventudes no Rio de Janeiro (RJ), Brasil, no marco do 6° Congresso Mundial de Juventude (CMJ) como na plataforma online, no Congresso Virtual Mundial de Juventude. Quem quiser participar como voluntário/a nos dois Congressos tem até o dia 23 deste mês para se candidatar ao cargo. De acordo com informações do Portal Infojovem, as inscrições para voluntários/as vão até o dia 23 de abril através do correio eletrônico: parcerias@unijuv.gov.br. 

A expectativa é conseguir voluntários/as líderes e para as áreas de jornalismo, produção cultural, design, administração e tecnologia da informação. Os/as interessados devem possuir domínio do idioma inglês e ter boa comunicação verbal e escrita, além de capacidade de lidar com conflitos e metas. Serão selecionadas 31 pessoas, sendo 20 voluntários/as líderes, seis jornalistas, cinco produtores/as culturais, um/a designer, dois/duas administradores/as e duas pessoas ligadas à tecnologia da informação. Segundo Infojovem, a ideia é que os/as voluntários/as contribuam com o desenvolvimento e a realização do Congresso Virtual Mundial de Juventude. 

Congresso Mundial de Juventude

A primeira edição do Congresso Mundial de Juventude ocorreu em 1999, no Havaí, com a participação de jovens de mais de 120 países. Na ocasião, debateram sobre "As prioridades para o Novo Milênio”. Após se reunirem em Marrocos (2003), Escócia (2005), Canadá (2008) e Turquia (2010), os/as jovens chegam ao Brasil para discutir a sustentabilidade. 

A 6ª edição do CMJ acontecerá entre os dias 4 e 13 de junho no Rio de Janeiro (Brasil) com a intenção de reunir jovens de várias partes do planeta para discutir políticas de desenvolvimento a partir da pergunta: "Qual é o papel mais efetivo que os jovens podem ter na sustentabilidade?” O tema e o local escolhido para a realização do Congresso não poderia ser melhor. Isso porque, de 20 a 22 de junho, chefes de Estado e de Governo se encontrarão no Rio de Janeiro justamente para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Por esse motivo, os/as jovens ainda aproveitarão o momento para debater ações direcionadas à Rio+20.

As atividades do Congresso de Juventude não envolverão apenas as pessoas que estarão no Rio de Janeiro. Os/as jovens que não estiverem fisicamente presentes no evento podem participar das ações através do Congresso Mundial Virtual de Juventude. Durante os dias do evento, jovens poderão acessar o sítio eletrônico do Congresso (http://wycrio2012.org) para participar de fóruns e discussões sobre os assuntos debatidos no Rio de Janeiro. Além disso, também poderão assistir a vídeos, entrevistas e outras atividades que ocorrerão no evento. 

Saiba mais em: http://wycrio2012.org
Por Karol Assunção.
Fonte: Adital 

Nenhum comentário:

Postar um comentário