quinta-feira, 5 de abril de 2012

União de Jovens Comunistas Celebra 50 anos de Atividades.


Nesta quarta-feira (4), cubanos e cubanos celebrarão os 50 anos da União de Jovens Comunistas (UJC) no país. A organização política foi fundada no dia 4 de abril de 1962 a partir da união de várias organizações juvenis cubanas. As comemorações dos 50 anos vão desde apresentações culturais a trocas de experiências com lideranças juvenis de outros países.

As celebrações já começaram no início desta semana e vão até o dia 8 de abril em vários local. De acordo com informações de Juventud Rebelde, o Pavilhão Cuba [Pabellón Cuba], em La Rampa, por exemplo, será palco, entre os próximos dias 4 e 8, de diversas apresentações, como as dos projetos Escena X, Pino Verde e Cascabel.

Para amanhã (4), a programação prevê a abertura de uma exposição de fotos de Fidel Castro e um concerto de David Blanco. Na próxima sexta-feira (6), outra exposição será aberta no país. No dia seguinte, haverá a apresentação de Cuba Circo Pioneril.

Já no dia 8, os/as interessados poderão assistir à apresentação do projeto Vocal Clave de Son. A programação ainda contempla um encontro, no domingo, com familiares dos "Cinco Cubanos” presos nos Estados Unidos.

As homenagens ao cinquentenário da organização também serão realizadas através da entrega da Moeda de 50 anos da UJC – para cerca de 600 jovens que se destacaram em diversos setores da sociedade – e da Bandeira de Honra UJC para as entidades de destaque. De acordo com Granma, outras ações, como encontros com fundadores da organização, estão marcadas para lembrar as cinco décadas de existência.

As celebrações também contam com a presença de lideranças juvenis de outros países, como jovens chilenos. Desde segunda-feira (2), Cuba recebe a visita de Camila Vallejo, Karol Cariola e Luis Lobos, integrantes da Juventude Comunista do Chile.

A delegação chilena, além de participar das comemorações da UJC, ainda visitará universidades cubanas para debater sobre a situação atual do Chile, incluindo as mobilizações estudantis do ano passado e a luta dos movimentos sociais.

A agenda das lideranças chilenas conta também com reuniões com integrantes da Organização Continental Latino-Americana de Estudantes (Oclae) e com a Federação Estudantil Universitária (FEU) de Cuba. Além disso, apresentarão os livros Podemos mudar o mundo, de autoria de Camila Vallejo, e Ser jovem comunista – cinco textos para a juventude chilena, o qual reúne textos de vários autores e prólogo de Karol Cariola.

Por Karol Assunção
Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário