Estudantes, acadêmicos/as, técnicos/as de informática, pesquisadores/as e interessados/as em conhecer e instalar software livre nos computadores que utilizam, podem participar do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol). O evento ocorrerá no dia 28 de abril em 20 países ibero-americanos.
O Festival, que acontece anualmente desde 2005, é destinado tanto a profissionais e pesquisadores de informática quanto a pessoas que ainda não têm conhecimento na área. De acordo com o sítio oficial do evento, o objetivo da iniciativa é "promover o uso do software livre, dando a conhecer ao público em geral sua filosofia, alcances e desenvolvimento”.
A ideia é aproveitar o dia para divulgar software livre, além de apresentar experiências, pesquisas e desenvolvimentos na área. Quem ainda não instalou ou não sabe instalar o programa no computador, pode levar a CPU ou o equipamento eletrônico portátil para instalar o software gratuitamente no Festival.
O evento ocorrerá em mais 200 cidades da região. Ao todo, 19 países latino-americanos realizarão o Festival: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. De acordo com informações do evento, as atividades do Festival também estão marcadas para acontecer na Espanha.
Durante o dia 28 de abril, grupos locais de software livre promoverão oficinas, palestras e discussões sobre temáticas locais, nacionais e latino-americanas relacionadas ao software livre nas áreas artística, acadêmica, empresarial e social, além de instalações gratuitas nos computadores dos/as participantes.
O Flisol acontece desde 2005 a partir de um evento ocorrido na Colômbia dois anos antes: o Festival de Instalação de Software Livre Colibrí (FISLC). Após esse evento e com a integração de grupos de software livre de diferentes países, decidiu-se ampliar o festival para o âmbito regional, formando, assim, o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol).
A primeira edição latino-americana do evento ocorreu em 2005 com a participação de 13 países. A partir de 2008, definiu-se que o Festival ocorreria no quarto sábado de abril de cada ano. Neste ano, na oitava edição, o Flisol será realizado em 20 países.
Para mais informações, acesse: http://www.flisol.info/FLISOL2012
Software Livre:
De acordo com a Free Software Foundation – FSF [Fundação Software Livre], de modo geral, software livre é aquele em que os/as usuários têm liberdade de "executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software”. A organização ainda ressalta que software gratuito não significa que é livre.
Segundo FSF, o programa só é software livre se as pessoas puderem: executar o programa para qualquer propósito; estudar como o software funciona e adaptá-lo; redistribuir cópias do programa; e distribuir versões modificadas.
Por Karol Assunção
Fonte: Adital
Fonte: Adital
Nenhum comentário:
Postar um comentário