quinta-feira, 5 de abril de 2012

Encontro por Videoconferência Debaterá Sobre Juventude e Cooperativas.



No próximo dia 19, jovens cooperativistas serão destaque durante o 4° Encontro por Videoconferência – Jovens por um Mundo Melhor. O evento, marcado para ocorrer das 9h às 12h, no horário de Costa Rica, tem o objetivo contribuir com as questões que serão discutidas na II Cúpula Cooperativa das Américas, a qual será realizada entre os dias 28 de maio e 1° de junho no Panamá.

As pessoas interessadas em participar da Videoconferência podem preencher a ficha de inscrição (disponível em http://www.aciamericas.coop) e enviá-la antes do dia 10 de abril para o correio eletrônico juventud@aciamericas.coop. Além da troca de experiências entre jovens e cooperativas, o Encontro tem a intenção de estimular a juventude para o debate sobre o assunto e contribuir com a Cúpula Cooperativa das Américas.

O 4° Encontro por Videoconferência é organizado pela Aliança Cooperativa Internacional para as Américas (ACI-Américas), pelo Comitê Regional de Juventude de ACI-Américas e pelo Instituto Panamenho Autônomo Cooperativo (Ipacoop). A atividade marca as ações realizadas com jovens durante 2012, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional das Cooperativas.

"2012 se vislumbra como uma oportunidade para mostrar ao resto dos jovens que ainda não se somaram ao movimento cooperativista nossas conquistas e lhes estender um convite, promovendo as oportunidades que oferece o movimento, graças ao qual os jovens podem potencializar suas habilidades, crescer, aprender, compartilhar e, sobretudo, criar uma consciência solidária; quer dizer, preparar-se para enfrentar com êxito um futuro de desafios”, destaca documento de apresentação do Encontro.

Na oportunidade, as/os participantes discutirão dois temas principais: "Compromisso da juventude cooperativista na conscientização, proteção e boas práticas em prol do Meio Ambiente (Pacto Verde)”, o qual destacará, entre outros assuntos, as contribuições da juventude para o meio ambiente; e "Identidade Cooperativa: princípios e valores cooperativos no contexto atual”, que abordará questões como a identidade de jovens cooperativistas e a diferença entre "ser jovem em uma cooperativa e ser jovem em uma cooperativa de jovens”.

Ainda haverá um debate sobre o tema "oportunidades que oferece o modelo cooperativo aos jovens de alto risco social”, o qual, segundo o documento de convocatória, será apresentado por Panamá, país que sediará a Cúpula Cooperativa.

II Cúpula Cooperativa das Américas:

Entre os dias 28 de maio e 1° de junho, Panamá será palco da II Cúpula Cooperativa das Américas. Neste ano, as/os participantes analisarão o tema "As cooperativas: desenvolvimento sustentável com equidade social”.

O evento ainda terá como eixos temáticos: Identidade Cooperativa e Gestão Empresarial; Paradigmas de Desenvolvimento e Equidade Social; Responsabilidade Social e Ambiental; e Políticas Públicas e Incidência. A programação da Cúpula ainda contemplará atividades como seminários, encontros e fóruns acadêmicos, além da X Assembleia Regional da ACI-Américas e outras reuniões temáticas.

A intenção, de acordo com o sítio eletrônico oficial do evento, é, a partir desses encontros, elaborar uma "declaração consensual que inclua acordos e resoluções do setor e que sirva como marco de referência para a implementação de ações orientadas a fortalecer o setor cooperativo do continente”.

Mais informações em: http://www.aciamericas.coop/cumbre2012/

Por Karol Assunção
Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário