quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cine Juventude Chama Atenção dos Jovens Para a Justiça Socioambiental.


Com objetivo de levar para a juventude o debate sobre a violação de direitos socioambientais e de direitos humanos, a Rede Ecumênica da Juventude (REJU) realiza o Cine Juventude. A ação, que é uma mobilização da Reju rumo à Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, ocorre em todo o Brasil. A relação de datas e locais definitivos do Cine Juventude será exibida na próxima semana no site da Reju.

Com o tema "Justiça Socioambiental”, a proposta do Cine Juventude é criar um ambiente de reflexão para buscar meios de auxiliar na solução da crise de violações de direitos socioambientais, aliando a questão ao viés religioso.

Para participar, os/as jovens deverão responder as seguintes perguntas: Quais as violações de direitos socioambientais que acontecem nesse contexto (bairro, cidade, país)? Quais as possibilidades de superação (o que se pode fazer)? Como essas denúncias se articulam com a nossa espiritualidade (onde se encaixa a religião nesse programa)?

De acordo com Daniel Souza, facilitador da Rede Ecumênica da Juventude, os/as participantes podem responder as questões em forma de texto ou obras artísticas, como músicas, fotos e vídeos. O envio das respostas teve início na última sexta-feira, 30 de março, e segue até o dia 5 de junho. As propostas (fotos, vídeos, músicas, cordéis, entre outros) devem ser enviadas para o e-mail cinereju@gmail.com.

Depois de analisados, os resultados serão apresentados na tenda da juventude do Espaço Religião por Direitos, entre os próximos dias 15 e 22 de junho, durante a Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Este espaço servirá de articulação para temas como Juventude e Justiça Socioambiental, Soberania e Segurança Alimentar, Justiça Socioambiental e Climática.

"É interessante ressaltar que o fato destes jovens responderem as perguntas propostas e contribuírem com suas produções artísticas implicam em uma denúncia e formulação de alternativas para superar essas violações”, explica Daniel. Segundo ele, "essa articulação da Rede e de outras instituições ligadas à espiritualidade é uma coisa nova para a Cúpula dos Povos, pois é um modo de refletir essa crise atual a partir de outro olhar”.

Para a realização do Cine Juventude já foram escolhidos três filmes: O veneno está na mesa, Saneamento Básico e Bagaço, que abordam temas ligados às violações de direitos socioambientais, mas os jovens também podem indicar outros filmes e documentários para serem apresentados. O objetivo é que, após a exibição dos filmes temáticos, seja promovido um seminário onde os jovens possam discutir o assunto.

"A ideia central é reunir os jovens e ampliar o debate, de modo a encaminhá-los ao empoderamento e a denúncia dessas violações de direitos, assim como capacitá-los na contribuição de maneira concreta em seu cotidiano na transformação de suas realidades. Mas isso não é uma regra. O convite está estendido para jovens e adultos que tenham interesse em participar do Cine, bem como os que tiverem interesse em responder as perguntas e enviar suas obras delimitadas no contexto abordado”, diz.

Ao final das discussões, a expectativa é que seja formulada uma carta de cunho denunciativo que apresentará as principais violações de direitos, com foco na Justiça Socioambiental, visando fazer um balanço e de modo a criar soluções, além de incentivar a criatividade juvenil na produção de obras artísticas referentes à temática.

Para mais informações, acesse: http://redeecumenicadajuventude.org.br

FONTE: ADITAL JOVEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário