quarta-feira, 26 de maio de 2010

Campanha Contra as Drogas.



As notícias sobre a utilização do crack nas cidades brasileiras já não é novidade para nenhuma pessoa que sai pelas ruas, independente se é dia ou noite. É fato, o uso do Crack, com absoluta certeza veio para mostrar o quanto a falta de políticas publicas para a juventude pode causar para o surgimento de uma geração de jovens marginalizados e excluídos a serviços públicos dígnos. Diariamente, várias são as notícias de problemas ocorridos na sociedade devido a ações criminosas protagonizadas por jovens viciados em crack.

Prostituição, furtos, assaltos e homicidios são constantemente associados a usuários que estragam as suas vidas e a vida de outras pessoas por maio da utilização do crack, como também de outras substâncias tóxicas ilegais. O alcance da Droga nos últimos anos saiu da realidade das periferias e chegou a outros níveis sociais, mostrando que para o vício, não há segregação social. Várias foram as familias que sofreram e ainda sofrem bastante com parentes viciados, e é nessa conjuntura que partirmos para um debate mais focado na juventude, e constatamos que o jovem é uma grande vítima dessa mazela social que não somente se encaixa na conjuntura da saúde ou na segurança pública, e sim, se enquadra no próprio debate sobre os Direitos Humanos.

Pensando nisso, iniciamos um projeto que tem como principal objetivo, buscar meios para solucionar o problema do consumo de drogas entre os jovens no município de Olinda. Tal situação se agrava, não somente devido à falta (ou a inexistência) de espaços instituídos nos bairros para que ocorra tal interação, entre a juventude e o poder público, mas também, devido à própria deficiência das instituições escolares em trabalhar conteúdos baseados na prática de uma cidadania ativa com esses jovens dentro da cidade. Com isso iremos trabalhar em três etapas.

Tratando especificamente da realidade do município todos os dias, nos meios de comunicação deparamos com jovens envolvidos, presos, traficando ou mortos por conta do uso das drogas, e hoje em evidência por conta do craque. Com isso pretendemos criar uma rede de jovens multiplicadores para debater na sua comunidade/escola sobre o consumo de drogas, com o auxílio dos órgãos de saúde, segurança, entre outros. através da Campanha a qual é dada o nome do Projeto “Sou Craque, Na Luta Contra as Drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário