sábado, 20 de novembro de 2010

Pernambuco é Pioneiro na Realização de Diagnóstico Sobre a Juventude.

Cerca de cinco mil jovens do Estado responderão questionário com temática multifacetada.

O perfil da juventude começou a ser traçado em Pernambuco. Nos próximos dois meses, pesquisadores capacitados irão à casa de 4.805 jovens residentes na Região Metropolitana do Recife e no interior do Estado para conhecer melhor diversos aspectos da vida que levam. O objetivo é montar um diagnóstico minucioso sobre a realidade e anseios desse segmento que representa cerca de 30% da população pernambucana. A iniciativa é das Secretarias Estaduais de Juventude e Emprego (SEJE) e de Educação (SEE), com financiamento do Banco Mundial, através do programa Educação de Qualidade (Eduq). A execução é do Centro de Prevenção às Dependências (CPD).

Pernambuco é o primeiro estado em todo o País a fazer um estudo dessa magnitude. Foram elaboradas 450 questões que permitirão que seja produzido um levantamento bem detalhado. A pesquisa irá orientar na construção das Políticas Públicas de Juventude em Pernambuco para reverter alguns indicadores juvenis”, conta o secretário Especial de Juventude e Emprego, Pedro Mendes.

Os jovens, com idades entre 15 e 29 anos, responderão questões sobre violência, situação educacional, mobilidade, gênero, raça, participação juvenil, sexualidade, cultura, análise de povos tradicionais como os quilombolas e indígenas, entre outros. Vale ressaltar que a juventude também será ouvida sobre como percebem a atuação de instituições púbicas estaduais e municipais. Os jovens terão a oportunidade de expor como, e se, as Políticas Públicas para a Juventude chegam até eles.

A amostra será feita em 39 municípios e no Distrito de Fernando de Noronha. Todas as 12 Regiões de Desenvolvimento (RD) do Estado estão contempladas no diagnóstico. Foram selecionados três municípios de cada RD, com exceção da Região Metropolitana do Recife que terá cinco cidades pesquisadas.

A escolha dos municípios foi realizada de acordo com o Índice de Desenvolvimento Econômico (IDH) e a quantidade de habitantes de cada cidade. Os critérios foram utilizados para garantir que a pesquisa seja feita em todas as classes sociais, residentes em cidades de pequeno, médio e grande porte. Os bairros, os quarteirões e as residências que participam da coleta de dados foram sorteados.

“Assim poderemos comparar cada região do Estado e conhecer as suas particularidades”, avalia Mendes. A metodologia combinará métodos qualitativos e quantitativos, que facilita uma visão ampliada da realidade pesquisada.

Com o diagnóstico, Pernambuco terá um mapa da condição dos jovens, descriminado por RD e, em alguns casos, uma minuciosa análise municipal. Os resultados serão publicados detalhadamente em um material gráfico que ficará disponível para a população.

FONTE:http://www.sje.pe.gov.br/

Um comentário:

  1. Eu trabalhei nesse diagnóstico e até hoje não recebi o dinheiro dos questionários..

    ResponderExcluir