domingo, 28 de junho de 2009

Projeto: "Vem Conhecer"

Por: Gabriel Alex

"Em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão"
Provérbios 17:17


"Vem conhecer" é uma idéia estrategista que servirá para mobilizar as comunidades carentes relacionando com outros grupos sociais. Fazendo com que haja uma interação coletiva, guiada por valores educacionais, culturais, artísticos e religiosos.

Dentro das comunidades existem movimentos diversos produzidos pelos próprios comunitários. Alguns até marcados por uma larga abrangência voltada para o lazer, educação cultural, nas quais provoca o bem-estar de todos.


Entretanto, tais movimentos ainda estão bastante isolados nas suas próprias comunidades, isso acontece, até pelo fato da existência de altos índices de violência, relacionado aos julgamentos de muitos em relação aos próprios moradores dessas comunidades, causando uma generalização e até mesmo uma convivência estigmatizada dentro desses locais. Com isso irá acarretar em uma desconstrução nas relações entre bairros vizinhos, devido a esse medo provocado por interpretações que em muitos casos, surgem através do preconceito.

Com isso, o projeto “Vem Conhecer” almeja abrir as portas. O objetivo real é fazer com que as pessoas de outros níveis sociais façam parte desses movimentos que existem nas comunidades carentes.

Realizando assim uma seqüência de eventos e apresentações de todos os grupos existentes, (hip-hop, Dança de rua, artes plásticas, capoeira, grupos musicais, artesanato etc.). As apresentações serão feitas nos seus bairros de origem, ao ar livre, com o simples objetivo de mostrar o potencial artístico, criativo e humano desses bairros que em muitos momentos são “condenados pelos veículos midiáticos” e posteriormente pela própria sociedade.

Com a meta de desconstruir a segregação social existente entre bairros, o presente projeto iria não somente instigar a criação artística e cultural de um bairro, mas iria contribuir com o turismo local, ampliando ainda mais as opções de lazer dentro de uma cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário