quarta-feira, 17 de junho de 2009

“A Afro-Religiosidade da Nação Xambá em Pernambuco”


Aproveito esse artigo para demonstrar e reconhecer a importância que tem uma sociedade afro-brasileira para a cultura de Pernambuco. A sociedade religiosa africana Santa Bárbara – Nação Xambá, tem uma história de preservação da cultura afro-brasileira, este centro existe desde 1930, onde passou um período sem funcionar, assim como todas as demais casas de candomblé do estado, por volta de 1938 a 1945. Retomando as suas atividades religiosas a partir do processo de redemocratização do país.

Após o falecimento da mão “Biu”, o centro passou a realizar algumas atividades culturais, essas atividades começaram com a implantação do museu ou memorial (Severina Paraíso da Silva, mãe “Biu”), que foi responsável pela reabertura da casa em 1950, e é responsável por tudo que se ver construído hoje no terreno. Embora mãe “Biu” não tenha sido a fundadora da casa, sem dúvida ela é uma importante figura histórica para o centro.

Esse memorial tenta contar a história da casa e também da mãe “Biu”. A partir daí, esse local passou a ser um ponto de referência, tanto é, que muitos turistas quando querem conhecer alguma casa de candomblé, na maioria das vezes, são direcionadas para este memorial, que é o único em uma comunidade religiosa de origem africana no estado de Pernambuco.

Além das atividades que são realizadas neste local, o mesmo promove debates, palestras e seminários. É a partir desse tipo de trabalho cultural que ao longo desses 76 anos de luta contra a intolerância religiosa, foi concebido um título de quilombo urbano em Pernambuco. Este título foi conseguido pela senhora Bernadete Lopes, que ocupa uma importante posição na Fundação Palmares, ligado ao Ministério da Cultura.

Esse foi primeiro título de quilombo urbano do estado de Pernambuco que no dia 15 de setembro de 2006, o presidente da Fundação Palmares, Ubiratam Araújo, assina o reconhecimento da comunidade religiosa Santa Bárbara, remanescente quilombola. A nação Xambá passa a ser o primeiro quilombo urbano do estado e o terceiro do país. Uma vez que, as dezenas de quilombos existentes em Pernambuco tam a sua origem ligada às áreas rurais.

O reconhecimento pela importância religiosa, histórica e cultural, fez com que esta comunidade do portão de gelo, que fica localizada na cidade de Olinda, no bairro de São Benedito, passasse a receber do Governo Federal uma verba extra para o auxílio e manutenção, tanto para a casa, quanto para a própria comunidade do bairro. Fato constatado, tendo em vista, as melhoras do saneamento básico, as entregas de cestas básicas, aulas de consciência negra e curso de percussão. Enfim, este título é de singular importância para os membros do candomblé, em especial, a Sociedade Religiosa Africana Santa Bárbara – Nação Xambá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário