sábado, 16 de outubro de 2010

CTB: Juventude Será Fundamental para Definir o Futuro do País


 Cerca de 135 milhões de brasileiros estão aptos a votar em 2010. Desse total, aproximadamente 25 milhões (ou quase 20%) têm entre 16e 24 anos. Diante da grandeza desse número, é preciso que a juventude brasileira tenha consciência de sua participação neste segundo turno, pois é o seu próprio futuro que estará em jogo, e não apenas a escolha entre um candidato mais conservador e outra mais progressista.

Mais especificamente, é preciso que a juventude trabalhadora do Brasil tenha essa consciência. É esse nicho que se tornou adulto (ou está para sair da adolescência) durante o governo Lula. É essa importante parte da sociedade que nasceu entre o final dos anos 80 e começo da década seguinte, que não conheceu um país com desemprego em massa, com recessão, sem grandes perspectivas de futuro.

Essa geração tem em mãos atualmente a real perspectiva de se tornar protagonista do maior e mais duradouro salto de desenvolvimento da história brasileira. E caberá à juventude não apenas fazer as escolhas políticas corretas, mas participar ativamente desse processo, direcionando os investimentos e as prioridades para o novo status que será ocupado pelo país em nível internacional.

O atual governo construiu os alicerces para esse cenário promissor. Antes dele, alcançou-se certa estabilidade econômica, mas ficaram de fora as políticasde inclusão social e também a qualificação dos jovens para a entrada no mercado de trabalho, êxitos conquistados somente nos últimos oito anos, graças ao novo projeto de país encabeçado por Lula.

A ascensão do Brasil a um novo patamar passa pela continuidade do atual projeto de governo. Dilma Rousseff é o nome para assumir essa tarefa, mas não é aí que se encerra a participação da juventude trabalhadora nesta campanha. Após sua eleição e pelos próximos anos, a voz daqueles que já estão inseridos e adaptados às demandas do século 21 será fundamental para o sucesso de qualquer governo.

Essa participação precisa começar neste instante. Ela passa pelos bancos escolares, pelo nervosismo dos que estão às vésperas dos vestibulares, pelas jornadas de estudos e mobilizações dos universitários, pelo aprendizado dos milhares de técnicos formados a cada ano, pelo suor da juventude rural no interior do país, pelos cidadãos que já iniciaram sua trajetória profissional e estão planejando o rumo de suas vidas. O momento de se decidir o futuro do Brasil é agora. O risco de retrocesso é grande, mas as perspectivas de sucesso e desenvolvimento são muito maiores.

Fonte: Portal da CTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário