quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Centro de Mídia Indepedente Presta Solidariedade ao MTST no Recife.



"Uma casa desocupada não é, efetivamente, uma casa" (Karl Marx).


Desde o dia 7, desse mês de Setembro, aproximadamente 150 famílias (450 pessoas) filiadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocupam os sete andares do edifício onde funcionava o Cinema Trianon, localizado na esquina da Avenida Guararapes com a Rua do Sol, no centro do Recife.


De acordo com o Reverendo Marcos Cosmo, coordenador nacional do MTST, o prédio está abandonado há mais de 10 anos. Agora o Movimento se ocupa em garantir o funcionamento do prédio ? água e eletricidade ? e os bens básicos para a manutenção das famílias. Dentre as necessidades mais urgentes citadas estão: Colchões, lençóis e comida. Além de uma bomba que seja capaz de puxar água de um poço existente para os ocupantes.

"Temos uma série de ações que vão acontecer provavelmente ainda este mês e que fazem parte das atividades em comemoração aos 10 anos do MTST"
Reverendo Marcos Cosmo, Coordenador do Movimento, na manhã de quarta (08.09.10).

Atualmente, presenciamos no Brasil o inicio de uma nova onda de ofensivas do capital imobiliário e da ideia de limpeza urbana, em boa parte motivada, pelas Olimpíadas e pela próxima Copa do Mundo. Em Recife, não poderia ser diferente: a política de "higienização" da cidade já começou. Foram, por exemplo, retirados pela DIRCON (Diretoria de Controle Urbano) da Prefeitura da Cidade do Recife, a menos de quatro meses atrás, os trabalhadores informais que comercializavam no entorno do edifício Holiday (Boa Viagem); os que o faziam na Praça de Boa Viagem; e aqueles que trabalhavam em frente ao Hospital da Restauração; afora isso temos a construção do Shopping Rio Mar e da Via Mangue, que "valorizarão" o entorno, expulsando o moradores das palafitas e destruindo o pouco de mangue que nos resta.

Se desejamos ir diretamente de encontro a essa onda, urge a necessidade de solidariedade entre todxs que lutamos pela construção de um mundo livre de injustiças. Que a demonstração de força e organização do MTST nos sirva de inspiração. Ou seremos todos livres ou não será ninguém.

Se morar é um direito ocupar é um dever!
Nem casa sem gente, nem gente sem casa!

Comitê de Solidariedade a ocupação do Trianon

Nenhum comentário:

Postar um comentário