sexta-feira, 29 de março de 2013

ComissãoAdia Para Quarta-feira a Votação do Estatuto da Juventude.



Governo quer avaliar impacto da cota de gratuidade no transporte rodoviário interestadual: dois assentos grátis e dois com desconto de 50%.

Apesar do acordo para que o Estatuto da Juventude fosse votado quarta-feira passada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), uma questão adiou a decisão para esta semana. O líder do PT, Wellington Dias (PI), informou que o governo quer avaliar o impacto da cota de gratuidade para jovens no transporte rodoviário interestadual. O texto (PLC 98/2011) assegura dois assentos grátis para estudantes carentes nas viagens interestaduais. Outros dois lugares deverão ser ofertados com desconto de 50%.

— O que está pegando, usando a linguagem jovem, é a interpretação da gratuidade. Foi solicitado um cálculo e o governo aguarda para ver o real impacto e se haverá compensação a setores — explicou.

O relator, Paulo Paim (PT-RS), disse que pretende manter as gratuidades. Há ainda o direito a 50% de desconto em cinemas e outros espetáculos culturais, de esporte e lazer.

Jovens Preocupados:

O presidente da CAS, ­Waldemir Moka (PMDB-MS), apoiou o adiamento da votação, mas fez um alerta. — Vamos adiar por apenas uma semana, lembrando que os jovens estão preocupados, porque o projeto ainda voltará à Câmara — afirmou.

Paim cobrou compromisso para que a decisão na CAS não passe dessa semana e para que o projeto seja encaminhado ao Plenário com pedido de urgência. Seriam apresentados no próprio Plenário os pareceres das duas comissões que ainda precisam se manifestar sobre o projeto: a de Direitos Humanos (CDH) e a de Educação e Cultura (CE).

O Estatuto da Juventude estabelece uma série de direitos para as pessoas de 15 a 29 anos e, apesar da necessidade de ajustes em pontos específicos, senadores mantêm a expectativa de aprovação nesta semana.

De acordo com Paim, outro ponto de divergência no projeto — a própria faixa etária a ser abrangida pelo estatuto — já foi resolvido. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República defendia uma faixa menor, de 18 a 29 anos, para evitar sobreposição com o Estatuto da Criança e do Adolescente, que classifica como adolescentes as pessoas de 12 a 18 anos. Paim afirmou, no entanto, ter feito ajustes para manter a faixa de 15 a 29 anos sem criar problemas práticos.

FONTE: Jornal do Senado.

Notícias Relacionadas:
Ajustes ampliam chances de acordo para aprovação do Estatuto da Juventude

Secretaria Nacional de Juventude Chama Entidades a Aderirem à Rede Juventude Viva.


Como parte das ações do Plano Nacional de Prevenção à violência contra a Juventude Negra, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) chama entidades e grupos interessados na situação de jovens negros no Brasil a aderirem à Rede Juventude Viva. O objetivo é agregar o maior número de atores de diferentes segmentos da sociedade para atuarem como mobilizadores do enfrentamento à violência contra jovens negros, os que mais são vítimas da violência no país. Para fazer sua adesão clique neste link.

"A ideia é que a rede possa funcionar para troca de informações de interesse para seus membros e de oportunidades de fortalecimento de suas ações na prevenção à violência com ampliação de direitos. Também deve funcionar como espaço de acompanhamento do processo de implementação do Plano Juventude Viva (PJV)”, explica Fernanda Papa, coordenadora do Plano pela SNJ.

Segundo ela, além de estimular a participação e a mobilização de organizações, a rede também pretende divulgar conteúdos sobre as iniciativas do Plano, "com especial atenção à juventude negra dos 132 municípios que concentram os mais altos índices de homicídios contra jovens negros no país, e que são priorizados no PJV”.

Apesar de ainda estar em fase de construção, a rede já conta com a adesão de cerca de 2.700 contatos entre grupos e organizações juvenis, profissionais da área de comunicação, organizações do movimento negro, pesquisadores, gestores de prefeituras, agentes do sistema de justiça, entre outros. Fernanda ressalta que o cadastramento de novos grupos tem caráter permanente e pode ser feito "a qualquer momento” no hotsite do plano. Para ler o convite de adesão, clique aqui.

A Juventude quer viver:

O Plano Nacional de Prevenção à violência contra a Juventude Negra, também chamado de Plano "Juventude Viva" (PJV), foi implementado, inicialmente, em quatro municípios de Alagoas, em setembro de 2012, mas a proposta é expandi-lo para 132 cidades brasileiras, onde se registram altos índices de violência contra jovens negros e negras. Confira se sua cidade está na lista.

De acordo com Fernanda Papa, a previsão é que o Plano seja expandido para outros cinco estados ainda neste ano. Ela afirma que a execução em Alagoas tem sido "positiva” e que tem aumentado o interesse de diferentes prefeituras em aderir ao Plano Juventude Viva. "A mobilização já era forte e continua ativa na sociedade civil, que tem se mobilizado cada vez mais por um basta contra esta violência”, informa, destacando ainda o compromisso das autoridades em assumir que a juventude negra deve ser priorizada pelas políticas de inclusão social.

Fernanda destaca o interesse pela Campanha Juventude Viva, "que chama atenção para a necessidade de superarmos a banalização da violência contra a nossa juventude, especialmente a negra, e de promovermos oportunidades para que os jovens exerçam e ampliem o acesso a seus direitos”.

Fruto de uma demanda da sociedade civil e movimentos sociais, o Plano tem caráter interministerial, "o que é fundamental para a construção de seu sucesso”, e é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). O PJV aborda quatro eixos: a desconstrução da violência, com campanhas, redes e discussões sobre o tema; a inclusão, emancipação e garantia de direitos; a transformação de territórios disponibilizando mais cultura e lazer; e o aperfeiçoamento institucional, voltado para o enfrentamento ao racismo e à discriminação.

Para mais informações: juventude@presidencia.gov.br ou acesse: http://www.juventude.gov.br/juventudeviva/

FONTE: Adital.

Por Tatiana Félix.

Notícias Relacionadas:
Governo Federal lança Plano Nacional de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra
 Hotsite reúne informações e materiais sobre Plano Juventude Viva

Aberta a Convocatória ao Fundo da Juventude Urbana.

ONU Habitat tem aberta a convocatória ao "Fundo da Juventude Urbana”, o qual promove a redução da pobreza, os objetivos de desenvolvimento do Milênio e o Programa de Hábitat e a sustentabilidade urbana. A data limite é 15 de abril de 2013. Se oferece um apoio de até 25.000 dólares estadunidenses a novas ideias e soluções para a criação de postos de trabalho, fomento da boa governança, moradia adequada e segurança.

Mediante a realização da investigação sobre as melhores práticas do desenvolvimento liderado por jovens, o fundo também busca criar uma maior consciência da urgência de integrar as iniciativas dos jovens nas estratégias políticas de desenvolvimento local e nacional.

As organizações interessadas em participar da convocatória devem ser dirigidas por jovens de 15 a 32 anos, e devem ter base nas cidades ou povos nos países em desenvolvimento a se beneficiar dos fundos. Se dará interesse especial àquelas organizações que trabalham por melhores condições dos bairros em situação de vulnerabilidade e aumentem as oportunidades para os jovens que crescem na pobreza, a igualdade de gênero, projetos de fomentos ou associações com o governo ou setor privado.

A aplicação à convocatória se pode realizar online no site do Fundo da Juventude Urbana através do sistema, e deve estar nos idiomas inglês, francês ou espanhol, com todos os documentos requeridos.

Para maiores informações visite: Fondo de la Juventud Urbana – ONU Habitat

Estudantes Chilenos Voltam às Ruas Por Uma Melhor Educação.

Dirigentes estudantis esperam que uns cinco mil estudantes participem na manifestação que partirá da Universidade de Santiago do Chile. Esta é a primeira marcha que convocam os secundários e universitários em conjunto para exigir o fim do lucro na educação.

Os estudantes do ensino médio e de universidades privadas do Chile marcham nesta quinta-feira pelas principais ruas de Santiago (capital) para reiterar suas demandas por uma educação pública, gratuita e de qualidade.

A correspondente da teleSUR no Chile, Beatriz Michelli informou através da sua conta no Twitter @BeatrizteleSUR que "estudantes de universidades privadas e secundárias marcharão às 11h00 horário local(14h00 GMT) pelo direito à educação.

A mobilização foi convocada pela Assembleia Coordenadora de Estudantes Secundários (Aces) e o Movimento de Estudantes de Instituições Privadas (Mesup) e recebeu o apoio da Intendência da Região Metropolitana para transitar Por uma seção da emblemática Avenida Alameda.

"Se trata da primeira marcha que convocamos como Aces e Mesup este ano. Acreditamos que o conflito das universidades privadas tem gerado muita controvérsia, por isso esperamos uma alta convocatória”, disse Eloísa González, porta voz da Aces.

Os dirigentes esperam que cerca de cinco mil estudantes participem na manifestação que partirá da Universidade de Santiago do Chile. "Nós compartilhamos demandas com os universitários, como são a educação gratuita e o fim do lucro”, disse González.

Além, disso comentou que a reivindicação dos estudantes do ensino médio para a gratuidade da passagem escolar nos 365 dias do ano e a necessidade de que o Estado seja garantia de ensinar os alunos nas escolas privadas, para evitar situações como a Universidade do Mar, localizada em Viña del Mar (oeste).

O recinto universitário se viu envolvido por seus diretores em um escândalo de lucro, o Governo de Sebastián Piñera decretou seu fechamento, situação que afetou a 18 mil estudantes.

Por mais de dois anos, estudantes e docentes se manifestaram nas principais cidades chilenas para exigir ao Executivo uma educação pública, gratuita e de qualidade em todos os níveis.

Atualmente, muitas famílias chilenas se veem asfixiadas pelos créditos que estão obrigadas a pedir aos bancos privados financiar o ensino superior de seus filhos, por isso em poucas ocasiões deve decidir a qual deles custeam os estudos universitários.

FONTE: TeleSUR/Adital.

domingo, 24 de março de 2013

Skatistas Aproveitam a Presença do Governador Para Protestar.

Uma da promessas do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB) durante as campanhas eleitorais foi a de transformar o Recife Antigo em uma área destinada ao lazer das famílias recifenses. Segundo o gestor, todos os domingos algumas vias do bairro serão fechadas para carros e motos, ficando assim, livres para a circulação dos pedestres.  O projeto recebeu o nome de  Recife Antigo de Coração e começou a ser executado nesse domingo (24/03).

Atraindo várias pessoas, o bairro contou com a presença do governador do estado, Eduardo Campos (PSB). E na ocasião, alguns skatistas aproveitaram a visita das autoridades políticas, para manifestarem a sua indignação, devido a falta de espaços destinados a prática do skate na cidade. Com palavras de ordem, os jovens seguiram os gestores públicos, alguns segurando cartazes, solicitando que liberassem o local para o skate e patins.

A manifestação foi válida e surtiu efeito, pois os jovens logo foram procurados e uma reunião foi marcada para a próxima terça-feira com a prefeitura do Recife, a fim de que os problemas levantados possam ser solucionados. Confiram o vídeo:


sábado, 23 de março de 2013

Para o Racismo, Nossa Tolerância é Zero!

Luta pela Eliminação da Discriminação Racial: para o racismo nossa tolerância é zero!

A União Nacional dos Estudantes celebra essa data fazendo um chamado à reflexão e à luta contra o racismo. Um chamado a destruição das barreiras forjadas pelo escravismo e à abolição incompleta que cercearam direitos ainda não amplamente garantidos. Hoje é um dia do chamado a promoção da igualdade racial.

Em dia 21 de março de 1960, vinte mil pessoas protestavam pacificamente, na cidade de Johanesburgo, capital da África do Sul, contra a lei obrigava os/as negros/as a portar cartões de identificação, especificando os bairros e locais, onde lhes eram permitido circular. Os manifestantes foram surpreendidos pela polícia do antigo regime segregacionista do apartheid que atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.

No dia de hoje celebramos importantes marcos legais na promoção da igualdade racial, como os 10 anos da Lei nº 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas; o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010); a aprovação da constitucionalidade do princípio das ações afirmativas pelo Supremo Tribunal Federal; a recente aprovação da Lei de Cotas, Lei ‘’12.711 de 2012’’, e em especial, celebramos os 10 anos de criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), dentre outros.

Contudo, 50 anos depois do massacre de Johanesburgo, assistimos perplexos a várias formas de discriminação, violência e ódio contra os/as negros/as em todas as partes do mundo, como no Brasil o genocídio programado da juventude negra, que representa 70,6% das vítimas de homicídio no país. O ódio contra o povo negro, expresso de diversas formas, às vezes mais, às vezes menos concentrado, veio à tona no trote de caráter racista e sexista na Universidade Federal de Minas Gerais, agrediu a identidade e materialidade histórica da população negra: Chica da Silva, mulher lutadora, que se colocou contra o machismo e a escravidão do povo negro, é um símbolo da resistência negra e feminina, referência para a cultura brasileira.

A UNE e o movimento estudantil brasileiro não se calarão diante do racismo e qualquer forma de discriminação. O silêncio contribui para a naturalização do preconceito e/ou discriminação raciais presentes dentro e fora da universidade. Repudiamos e manifestamos nossa indignação a esses atos criminosos e pelos estudantes veteranos da faculdade de direito da UFMG envolvidos. Exigimos que a reitoria da instituição revele o teor e o caráter ideológico dos trotes aplicados por esses estudantes, apure os fatos e puna os envolvidos.

A UNE luta pela construção de uma sociedade justa e racial e socialmente igualitária, combatendo o racismo e todas as formas de opressões.

A UNE somos nós, nossa força e nossa voz!
Valeu Zumbi!
Valeu Chica da Silva!

Por Cristian Ribas – Diretor de Combate ao Racismo da UNE.
FONTE: UNE / Adital.

No Ceará, Jovens Desenvolvem Projetos Para Promover Mudanças em Suas Comunidades.

Mostrar projetos que visam melhorar a vida de pessoas da comunidade onde vivem ou nos arredores de seus bairros está entre os objetivos de aproximadamente 900 jovens que participam do Projeto e-Jovem, durante a Apresentação dos Painéis Sociais, nesta sexta-feira (22) e sábado (23), das 8 horas às 17 horas. O evento será realizado no Centro Universitário Estácio do Ceará (FIC - Moreira Campos). Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).

Além de expor os trabalhos, os alunos terão oportunidade de conhecer o que foi feito até agora na disciplina "Preparação para o Trabalho e Prática Social – PTPS" que integra o Módulo I do projeto. A disciplina foi inspirada na metodologia da Ashoka Brasil, organização internacional reconhecida por seu trabalho na área de empreendedorismo social com a juventude. Para desenvolver as atividades desta etapa, os alunos elaboram projetos e buscam a colaboração de integrantes da sociedade civil, representantes governamentais e empresas, que analisam as ideias a fim de torná-las executáveis.

"A sistematização desses projetos atinge a sociedade positivamente, uma vez que contribui com a formação dos jovens que passam a ter outra percepção do meio social", declarou Júlio Cavalcante, coordenador do e-Jovem. Todos os educandos são livres para desenvolver seus projetos de forma a contribuir com a sociedade, no entanto, os trabalhos estão inseridos, geralmente, nas áreas de meio ambiente, educação, esporte e cultura.

Um bom exemplo do empenho dos alunos em seus projetos pode ser visto no "Felicidade na Melhor Idade”. Realizada por cinco estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia, localizada no bairro Meireles, a ação tem gerando resultados benéficos. É que através de visitas feitas aos idosos assistidos no Lar Torres de Melo, as estudantes incentivam o desenvolvimento de atividades ligadas à arte e cultura, como a produção de peças artesanais e a contação de histórias.

Nesse primeiro módulo, os projetos dos alunos são planejados e preparados em 25 aulas, sob a orientação de um facilitador. Além disso, são disponibilizadas apostilas aos estudantes, a fim de ajudar na idealização dos trabalhos, levando-os a pensar em ações que contribuam de maneira positiva para a comunidade.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, o Projeto e-Jovem tem como princípios básicos a formação continuada, o protagonismo e empreendedorismo juvenil, a qualificação profissional, oportunizando melhores condições de inserção no mundo do trabalho e geração de emprego e renda para os jovens concluintes do ensino médio e egressos da rede pública estadual. A iniciativa oferta formação em Tecnologia da Informação e Comunicação, e mantém parceria com o Centro Universitário Estácio do Ceará, que sede o espaço da universidade para a formação dos educadores e para os eventos de apresentação do Painel Social.

Para mais informações:
Assessoria de Imprensa da Seduc - Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br)

FONTE: Adital.

terça-feira, 12 de março de 2013

Estatuto da Juventude em Pauta no Senado Federal.

Na última segunda feira (11 de março) o Senado Federal, por meio da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) fez uma audiência pública para debater o projeto do Estatuto da Juventude (PLC 98/11), após requerimento feito pelo relator do projeto, o senador Paulo Paim (PT-RS). 

Desde que chegou ao Senado, o texto do Estatuto da Juventude já foi aprovado pela comissão de Constituição, Cidadania e Justiça, e futuramente será analisado pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte e a de Direitos Humanos.

dentre os convidados que participaram da audiência pública, destacam-se o senador Randolfe Rodrigues (PSOL - AP), Severine Macedo - secretária nacional de Juventude, Rebeca Ribas - vice-presidente do CONJUVE, Alessandro Melchior Rodrigues - da associação brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e Manuela Braga - presidente da UBES.

Jovem Bem Orientado Não é Manipulado!

A Campanha da Fraternidade neste ano coloca a sociedade, o governo e a Igreja em sinal vermelho. O que estas três esferas têm oferecido aos jovens?

Os jovens passam por uma crise de sentido, de certezas. O que tem sido feito para orientá-los?
Cada vez mais se estabelece relações entre as pessoas a partir do interesse, da indiferença e do utilitarismo. O que tem sido feito para educar as novas gerações de gratuidade?

A publicidade e o mercado criam realidades ilusórias, necessidades que provocam o descontrole do consumismo em crianças, jovens e adultos. O que se tem feito para criar a consciência de um consumo sadio e consciente?

O avanço tecnológico vai garantido maior acesso a internet, aos meios de comunicação e redes sociais. O que se tem dialogado com as crianças, adolescentes e jovens sobre o uso correto desses meios?

Infelizmente, aos poucos vai se perdendo os parâmetros do que é bom e mal, correto e errado.

Muitos jovens perdem o sentido da vida, estão ausentes a dimensão do futuro e da esperança. Assustadoramente, cada vez mais jovens se perdem no álcool, nas drogas e no extermínio de sua própria vida. São eles também, os jovens, vítimas de assassinatos.

O limite, o "não” parece inexistir, pois é tomado como limitação da liberdade e por isso mesmo corre-se o risco com a formação de gerações que desconhecem limites e o respeito aos outros.

Não basta a indicação dos riscos pelos quais enfrentam a juventude. Jovem bem orientado não é manipulado, pois é capaz de assumir suas decisões com determinação. É capaz de se colocar diante do mundo, de suas solicitações com uma nova postura: não se deixar levar somente pelo que está na moda e na "boca da galera”. Sabe utilizar as redes sociais com discernimento e limite. Vê na família o porto seguro, o lugar do aconchego, do carinho e da formação de valores.

O jovem sabe que sua vida está interligada ao destino das outras pessoas e ao futuro da humanidade. Sabe que a fé em Deus e a sua participação na Igreja são tesouros preciosos, do qual não se pode abrir mão.

"A Igreja olha para os jovens com esperança”. (Bento XVI). Além de serem esperança, os jovens são heróis dos tempos pós-modernos; capazes de superarem as injustiças e corrupção, de serem fermentos em meio aos idealismos, de defenderem o bem comum, de promoverem o diálogo e o encontro, de serem autênticos e participativos, de preservarem e cultivarem a fé, o amor a Deus e ao próximo... Cada dia mais os jovens são convocados a serem protagonistas de uma sociedade mais justa, fraterna, inspirada no Evangelho: a CIVILIZAÇÃO DO AMOR. Fica o conselho de um pai espiritual aos jovens: "Permiti que o mistério de Cristo ilumine toda a vossa pessoa! Então, podereis levar aos vários ambientes aquela novidade que pode mudar relacionamentos, as instituições e as estruturas, para edificar um mundo mais justo e solidário, animado pela busca do bem comum. Não cedais a lógicas individualistas e egoístas! Que vos conforte o testemunho de muitos jovens que alcançaram a meta da santidade.” (Bento XVI).

Por Geraldo Trindade.
FONTE: pensarparalelo.blogspot.com / Adital.

Mulher Jovem: Condição e Implicações.

Dia 8 de Março, data importante para a luta internacional das mulheres, gostaríamos de provocar algumas reflexões acerca da mulher jovem, afinal, ser "homem” e "mulher" diferencia e particulariza dimensões fundamentais da condição juvenil. Por isso, entre outras questões, preferimos falar de "juventudes” no plural, na perspectiva de evidenciar a heterogeneidade dessa condição.

Assim, devido às relações sociais de gênero estabelecidas historicamente em nossa sociedade, as mulheres ocupam as piores posições sociais, nas mais diferentes áreas, o que reafirma a idéia de feminização da pobreza.

Embora as mulheres representem hoje 51% da população brasileira, podemos afirmar com segurança, que o retrato feminino no Brasil ainda está longe de mudar de fisionomia. As mulheres são o setor mais precarizado e mais pobre da classe trabalhadora. Elas recebem salários diferentes para a mesma função, compõem menos cargos de direção e estão nas profissões mais desvalorizadas, sobretudo as mulheres jovens. A AIDS é a primeira causa de morte em mulheres jovens (entre 20 e 35 anos). O Brasil está em quarto lugar no número de mães solteiras, sendo que em sua grande maioria trata-se de mulheres jovens. A violência de gênero que atinge 25 a 50% das mulheres, atinge sobremaneira a mulher jovem, como forma de impor a vontade e controle masculino sobre os corpos e vidas. A mercantilização do corpo da mulher jovem a partir do tráfico de mulheres ao redor do mundo contabiliza a terceira maior rede, perdendo apenas para armas e drogas.

Por outro lado, a exposição massiva de seus corpos (geralmente sexualizada) em propagandas tem contribuído para difundir um modelo padronizado de beleza, o que tem gerado doenças às mulheres e 31 bilhões em lucro esse ano para a indústria da beleza.

Nesse sentido, queremos reafirmar a necessidade de políticas públicas para as jovens, políticas universais e ações afirmativas a fim de reparar o lamentável cenário de desigualdade social.

Sem licença e nem favor!

FONTE: Observatório Capixaba de Juventude / Adital.