O movimento hip hop pernambucano começa a ganhar fôlego e anunciar uma cena de nomes promissores. O projeto independente Choque Cultural é um dos exemplos mais emblemáticos que demonstra como pequenas iniciativas podem ajudar a fomentar um cenário invisível, mas emergente. Hoje, o coletivo comemora três anos de formação com uma festa no Casarão das Artes, no Recife Antigo, que promove um intercâmbio entre MC's locais e de outros estados.
A programação conta com a participação do MC, rimador e freestyler, Durango Kid, que se apresenta pela primeira vez no Recife. Natural de Petrópolis (RJ), o trabalho de Durango flerta com o forró, choro, jazz e ragga, além de elementos da poesia. O MC também integra o coletivo Gotam CRU, formado por artistas e produtores cariocas. A festa conta ainda com a apresentação do paraibano Wildson MC, que explora como temática os problemas da região Nordeste.
Recife será representado por Welton Santos (Alto José Bonifácio), além dos MC's Diomedes Chinasky (Paulista), Gleison Nascimento (Olinda), Zaca de Chagas (Totó) e o DJ olidense J.CA. O MC Gustavo Pontual, ex-Inquilinos, aproveita o show para lançar o seu novo single De rochedo.
O local onde há três anos acontece a festa, Casarão das Artes, indica uma tentativa do idealizador do projeto, Felipe Massa, de interagir com espaços pouco explorados pela produção cultural da cidade. O Casarão é um antiga construção, localizada no Recife Antigo, numa área pouco habitada e toda sublinhada pelas tintas dos sprays de grafiteiros. "É uma área que está passando por várias transformações por causa das obras no Porto e nós queremos aproveitar para mostrar o que o gueto produz e que ninguém tem acesso".
O Choque Cultural – PE (CCPE) foi criado em 2009 e tem como bandeira difundir os quatro elementos da cultura Hip-Hop (MC, Grafitti, Breack e DJ). Para Felipe Massa, que também integra o grupo A Cria, o projeto tem conseguido promover o intercâmbio musical e auxiliar na divulgação de grupos locais. "Nossa intenção é manter um espaço permanente para os músicos iniciantes. Queremos alastrar as ações para outros pontos e fortalecer a cultura hip hop no estado".
03 Anos do Choque Cultural PE - Hoje, a partir das 21h.
Local: Casarão das Artes (Travessa Tiradentes, 122 - Recife Antigo)
Atrações: Durango Kid (RJ), Wildson MC (PA), MC Welton Santos (PE), Gustavo Pontual (PE) Ingressos: R$ 5 (no local do evento)
Informações: 8687.3873
Por Lenne Ferreira.
FONTE: Diário de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário