quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Campanha da Fraternidade 2013 Define a Juventude Como Tema.


A quarta feira de cinzas (13 de fevereiro) foi o dia escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) desse ano. A CNBB adotou a juventude como o temário principal, utilizando a seguinte frase: Fraternidade e Juventude: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

A escolha do tema demonstra a atenção da CNBB para a necessidade de evangelização dos jovens brasileiros. Essa preocupação não é recente na instituição, uma vez que o tema juventude já foi tratado na campanha de 1992, contudo, a que se inicia nesse ano terá um reforço significativo para atrair o jovem à vida religiosa, uma vez que o Brasil irá sediar a Jornada Mundial da Juventude no mês de julho, no Rio de Janeiro.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro, os objetivos da Campanha da Fraternidade 2013 são de lançar um olhar para a realidade juvenil, compreendendo assim a riqueza de sua diversidade, potencialidades, para que a igreja católica possa propor aos jovens um momento de reflexão sobre seus atos e condição de vida. Diante disso, a CF pretende acolher e mobiliza jovens de todas as regiões para lhes oferecer uma orientação voltada ao seu protagonismo cristão com o objetivo de fomentar a vivência religiosa e a construção de uma sociedade fraterna, justa e pacífica.

A Campanha da Fraternidade será lançada em Brasília, na sede da CNBB e também em Natal, na arquidiocese que deu início à campanha em 1962. Além das autoridades religiosas, a cerimônia também contará com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, além de outras representações políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário