sábado, 9 de julho de 2011

Congressos Estudantis Movimentam Univérsitários em Olinda.


A cada dois anos, a agenda das entidades representativas dos estudantes de todo o país, fica bastante agitada, em virtude da ocorrência dos congressos estudantis. Durante o mês de junho, a União dos Estudantes de Pernambuco - UEP realizou seu 38º congresso na cidade de Caruaru, situada no agreste pernambucano, reunindo estudantes de todas as faculdades e universidades do estado. E durante o mês de julho, é a vez do congresso da União Nacional dos Estudantes - UNE, na cidade de Goiania, capital do estado de Goiás.

São nesses eventos, que as questões relativas a democratização do acesso a universidade, assistência estudantil e reformulação de um ensino superior interligado a um projeto de desenvolvimento social são discutidas pelos estudantes, junto aos representantes de instituições governamentais, lideranças políticas,  intelectuais e organizações juvenis. Além disso, é no congresso que os delegados votam para eleger a nova diretoria da entidade.

Entre os debates ocorridos no congresso da UEP, tiveram maior repercursão os referentes a questões relativas a utilização do ENEM como principal forma de acesso a universidade, PROUNI, Reforma Política, Plano Nacional de Educação e também sobre políticas públicas de juventude, tendo em vista a II Conferência Nacional de Juventude que irá acontecer durante esse ano.

E foi em um grande clima de participação e intervenção política, que os estudantes das faculdades de Olinda, participaram do congresso da UEP e retornando a cidade com a mesmo entusiasmo que foram, uma vez que, esses estudantes também irão participar do congresso da UNE, que será sediado na cidade de Goiania, no centro-oeste do país, reunindo estudantes de todo o Brasil, além de organizações partidárias, lideranças políticas e organizações juvenis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário