sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

NATUREZA X DOMINAÇÃO CAPITALISTA = A CRIAÇÃO DO NOVO HUMANO E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

No vídeo, Laymert Garcia vai tratar sobre radicalização e impasse, mostrando como o sistema capitalista interfere e transforma não só o meio ambiente mais também recria o ser humano do futuro. Nesta entrevista ele discorre a cerca de como a natureza humana está sendo modificada trazendo para dentro da discussão alguns pensadores e questão a serem discutidas e refletidas em nosso cotidiano.

Ele traz o livro de C. S. Lewis, Abolição do Humano, que se refere ao condicionamento cultural de transformação da natureza humana no âmbito sócio – cultural e político e não pelo condicionamento genético que se estabeleceu a pouco mais de vinte anos, até porque na época de publicação desse livro estava se começando estudos dessa área da ciência.

Segundo Laymert o sistema capitalista favorece e contribui para as mudanças e transformação que o nosso planeta vem sofrendo, em seus estudos sobre o futuro do humano Laymert afirma que a nosso geração é que vai escolher se modifica ou não o ser humano e essa modificação se darão no âmbito da genética. Contudo essas modificações já estão sendo implantadas nos seres humanos, com a forma que a mídia, o capitalismo e a elite vêm tratando e incutindo dentro da cabeça dos jovens modos de vida que levam a degradação do meio ambiente, neste sentindo temos a teoria que Laymert trás no vídeo do C3i, que significa Comando, Comunicação, Controle e Informação que comprova a alienação das grandes massas.

O comando está no estado que faz de tudo pra que sistemas básicos como saúde e educação são tratados quando para o povo com descaso e medidas paliativas. A comunicação está representada pela mídia que tudo pode e tudo ver, como diz o autor George Orwell, do livro "1984 o grande irmão". O controle está presente na diminuição da natalidade do ser humano e com isso a segregação da raça humana em os que controlam e os que são controláveis e a informação faz o papel principal em meu ponto de vista, pois reúne todos os três “C” na construção de um sistema de manipulação das massas.
Neste sentindo chegamos ao que ele chama de cyborgue de oposição, poderemos ser esse tipo de ser humano modificado, porém com consciência pensante e atuante em diversas áreas já que o mesmo diz que a medida das coisas não será mais o homem e sim a informação, então se conclui que quem possui e consegue enxergar para além do que está posto terá a chance de trabalhar contra o sistema fazendo assim a diferença.

Entretanto o sistema capitalista já tem conhecimento dessa nova riqueza que se está sendo processada. Um campo absolutamente fantástico que se abre pra eles a partir do acesso e da apropriação dos recursos, recursos esses genéticos da informação digital e da informação genética. Dá-se então um novo tempo, uma nova apropriação segundo Laymert. Não aquela apropriação do advento da indústria mais sim a apropriação do advento da intelectualidade, que é visto como a maior riqueza descoberta da atualidade e é do interesso do capitalismo ter essa tecnologia controlada.

Por isso É do interesse do capitalismo proteger esse acervo de informação a fim de controlar a apropriação da vida, no seu nível mais elementar, significando a derradeira privatização do ser humano construindo linguagens novas que foram inventadas como a linguagem digital, de sofweture. Criando assim uma absolescencia do humano, bem como a Inteligência artificial x vida artificial, transformando o ser humano em um computador de carne, criando Biotecnologia e Próteses para o corpo humano ou ainda manipulando os genes como já fazem criando em laboratório algo que já acontece na natureza que são as quimeras. Segundo o site http://www.scribd.com/doc/18401352/Quimera-Genetica, quimeras humanas são seres humanos híbridos que tiveram a junção de sangue e DNA.

Isso significa para o sistema capitalista a possibilidade ou quem sabe a já realidade da Cientificidade operatória da biotecnologia onde a recombinação significa o infinito e o ilimitado, possibilidades ilimitadas de recombinações, reconfiguração e recombinação. Criando o novo humano ou o trans-humano, pois bem e o que isso significa na questão da preservação do meio ambiente e a conservação do planeta onde vivemos. Todas essas apropriações das informações e das tecnologias pelo sistema capitalista nos tornam vulneráveis à medida que precisamos de sistemas básicos com saúde, educação e segurança para sobrevivermos dentro desta sociedade que transmite e nos diz o que fazer, consumir e comprar.

Neste sentido a produção se faz necessário para atender a demanda da população de massa e com isso causam-se todos os problemas que hoje enfrentamos com relação ao meio ambiente, poluentes e tecnologia juntos causa como podemos ver o aquecimento global, as altas temperaturas e os fenômenos naturais que vem acontecendo com muita freqüência de um tempo para cá.

Estimava-se o aumento da temperatura em 1º grau a cada dez anos e vemos que a terra vem sofrendo muito com toda essa distribuição de poluentes. Muito se fala na preservação do meio ambiente e pouco se faz de concreto para a real diminuição das emissões de gases poluentes em nossa atmosfera, segundo a COP 16 que se realiza em Cancún desde o dia 29 de novembro deste ano colocam-se em xeque os programas e projetos discutidos no Protocolo de Kyoto que expira em 2012 e que possa ter peso igual na formulação de novos acordos para a redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd, na sigla em inglês).

Há dois pontos de pauta para ser discutido nessa reunião são as metas de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa e o outro diz respeito ao protocolo de Kyoto, o primeiro deve só ser discutido na próxima COP17 realizada na África e o segundo a quem defenda que o mesmo deva ser prolongado mais com as novas metas estabelecidas nesta COP.

O maior empecilho está nos Estados Unidos que ainda não conseguiu aprovar um pacote para a redução dos gases poluentes, sendo o mesmo um dos maiores poluidores de todos os países envolvidos nesta reunião. O Brasil como outros países vem se afirmando em vários cenários, inclusive nessa discussão sobre preservação do meio ambiente. A maior discussão está em cima da Amazônia e do desmatamento da mesma, bem como o aumento do mar em algumas capitais brasileiras.

As estratégias do Brasil nas discussões na COP16 são de reduzir em 36,1% e 38,9% as emissões de gases-estufa até 2020, levando-se em conta os níveis de 2005। O Brasil também deve apresentar a política nacional de mudanças do clima que foi regulamentada este ano e que institui o fundo clima, e a política de resíduos sólidos, está ultima sancionada este ano mais que precisa ainda de regulamentação para ser posta em prática. Segundo o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, negociador chefe da delegação brasileira em Cancún, diz que a aprovação do Plano e da Política Nacional de Mudanças do Clima dá ao Brasil autoridade para exigir que outros países tomem medidas "sólidas e eficazes" para enfrentar as mudanças climáticas. "Vamos a Cancún com o mesmo espírito que fomos a Copenhague, de que somos partes da solução e não do problema. Vamos respaldados por ações que já começamos a implementar".

Um comentário:

  1. Todos os agradecimentos à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu negócio de supermercado de gêneros alimentícios em diferentes lugares. Eu tenho procurado por uma ajuda financeira nos últimos quatro anos. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de empréstimos, Sr. Russ Harry. Portanto, aconselharei qualquer pessoa que buscar fundos para melhorar seus negócios a entrar em contato com essa grande empresa em busca de ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los através do e-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir