segunda-feira, 27 de julho de 2009

Dos Primórdios ate os Dias Atuais

O presente texto pertence a uma jovem garota dotada de sonhos e grandes opiniões.
Jéssica Miranda.

Em meados do século XIX a sociedade deu um grande passo para o caos em que hoje nos encontramos. A revolução industrial mudou completamente os valores sociais e criou uma nova classe opressora: A burguesia.

Vivemos atualmente em um mundo onde as pessoas criam padrões movidos á aparência. Consumismo, individualismo, ambição, vaidade, manipulação e dinheiro. São motivos mais que suficientes para criar um mundo desigual e violento. Onde o ter e mais importante do que o ser. Onde o medo prolifera-se nas pessoas.

Criamos então a democracia. A democracia onde um homem pode trabalhar 6 horas por dia e ganhar 12 mil reais, enquanto, outro trabalha mais de 12 horas e ganha menos de um salário mínimo, para sustentar uma família com seis filhos. Construímos condôminos luxuosos onde podemos ver da janela da área de serviço, favelas, onde milhares de famílias vivem em condições precárias sem ao menos terem o que comer.

A burguesia anda de carro importado, com ar condicionado e vidro escuro, para não ver o sofrimento nos olhos da criança pobre que vende bala no sinal e que é tratada como animal. A mesma criou robôs modernos que ao invés de melhorarem as condições de vida do proletariado acabou os desempregando. Vivemos numa sociedade livre. Temos a liberdade de ficarmos inertes, sem reclamar, de morrermos de fome, de sermos julgados e criticados caso não possamos corresponder aos padrões criados.

Se desenvolvêssemos uma sociedade socialista, a divisão de classes sociais desapareceria e a burguesia perderia seu caráter opressor. Teríamos então uma sociedade mais justa onde as pessoas não olhariam com indiferença o seu próximo, porque ambos seriam tratados iguais, teriam as mesmas condições, os mesmos direitos. Independente da raça, da cor. O dinheiro não falaria mais alto e a justiça iria prevalecer.

O comunismo não priva o poder de apropriação dos produtos sociais, apenas pretende eliminar o poder de subjugar o trabalho alheio por meio dessa apropriação. Deixando de lado a escravidão do século XXI, que carrega desde o berço o lema: Viver para trabalhar. O homem comete um grande erro achando que é a natureza que tem que se adaptar de acordo com as necessidades dele. De achar que é melhor que o outrem pelo simples fato de ser branco ou de ter mais dinheiro. Acabou transformando um mero pedaço de papel num forte motivo para fazer guerra, e matar milhões de pessoas inocentes. Usou a imagem e a palavra de Deus para manipular populações e esqueceu-se de por em pratica a sua principal lição: Amai o próximo como a ti mesmo.

A busca de verdadeiros valores é necessária, para a construção de um novo e mais digno mundo. Alguns dirão que o comunismo jamais dará certo. Porém o aquecimento global é o maio protesto da natureza contra o capitalismo selvagem criado pelo homem.

Um comentário:

  1. Achei criativo e muito legal seu texto .Me ajudou muito a tirar minhas dúvidas .Obrigada.
    karita morais ferreira

    ResponderExcluir