sábado, 11 de julho de 2009

10 anos da Morte de um Agitador!!






No último dia 10 de julho, lembramos os 10 anos da morte do maior ícone das lutas agrárias de Pernambuco e do Brasil. Francisco Julião - O grande defensor das Ligas Camponesas.

Quando nos reportamos a temas referentes a reforma agrária, luta campesina e sindicalismo rural, com absoluta certeza, ter como referência chave a atuação do lider das Ligas Camponesas, advogado e ex-deputado, Francisco Julião, é condição sine qua non para a efetivação de um diálodo lógico sobre as temáticas citadas.

Pois bem, sabe-se que a lição social e política deixada por Julião foi, sem dúvida, uma das maiores da história do Brasil. Lutar pelos camponeses e trabalhadores desvalidos do Engenho da Galiléia - Vitória de Santo Antão, defendendo-os das tristes condições de miséria e exploração, foi a grande atuação desse revolucionário que protagonizou a luta pela Reforma Agrária no Brasil.

Muito que aprendemos com o advento das Ligas Camponesas e das atuações de Julião, proclamando uma Reforma Agrária "Na lei ou na marra", mostra o quanto essa luta ainda é contemporânea aos nossos tempos, e encoraja bastante os demais movimentos populares, no campo e na cidade a continuarem firme nas lutas socais, almejando a construção de um país mais justo e igualitário.

Eis a nossa homenagem aos 10 anos de morte desse HERÓI BRASILEIRO!!

JULIÃO VIVE!!!!

"Agitador, sim! Como é possível conceber a vida sem agitação? Porque o vento agita a planta, o pólen se une ao pólen de onde nasce o fruto e se abotoa a espiga que amadurece nas searas. O gameto masculino busca o óvulo porque há uma causa que o agita. Se o coração não se agita, o sangue não circula e a vida se apaga."




FRANCISCO JULIÃO.







Um comentário: