quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Empregadores e Trabalhadores da Ibero-américa Assinam Declaração Sobre Emprego Juvenil.

Os representantes das organizações de empregadores e trabalhadores dos países da Ibero-américa assinaram uma declaração conjunta alertando sobre a necessidade de tomar medidas para enfrentar os problemas sofridos pelos jovens ao ingressar no mercado de trabalho, e fizeram um chamado aos governos a estabelecer o emprego definitivo como um objetivo estratégico. Os representantes de empresas e sindicatos se comprometeram a promover, diante dos governos da Ibero-américa, uma Conferência Regional Tripartidária que se realizaria em 2013, para impulsionar e melhorar programas e políticas relacionadas com o emprego dos jovens.

A reunião de interlocutores sociais ibero-americanos contou com a presença do novo Diretor Geral da OIT, Guy Ryder, da Diretora Regional da OIT para a América Latina e Caribe, Elizabeth Tinoco, e do Diretor da Divisão de Assuntos Econômicos da SEGIB, Federico Poli. A delegação de empregadores esteve encabeçada pelo Vice-presidente Executivo da Organização Internacional de Empregadores (OIE), Daniel Funes de Rioja, e pelo Secretário Geral da Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas (CSA), Victor Báez.

A "Declaração de Madrid sobre Emprego Juvenil” destaca que, no mundo, há cerca de 75 milhões de jovens desempregados, "com casos extremos como o da Espanha e Portugal, onde se registra um desemprego superior a 50% e 35% respectivamente, enquanto que, na América Latina, há em torno de 15%”.

O VI Encontro Ibero-americano de Interlocutores Sociais foi realizado nesse fim de semana em Madrid, convocado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), no marco do processo relacionado com a XXII Cúpula Ibero-americana convocada na cidade espanhola de Cádiz nos dias 16 e 17 de novembro desse ano.

Os encontros ibero-americanos de interlocutores sociais formam parte de um processo de apoio ao fortalecimento do diálogo social iniciado em 2005, promovido em prol de gerar um consenso entre empregadores e trabalhadores nesse espaço regional.

FONTE:Prensa Segib;Adital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário