domingo, 27 de novembro de 2011

No Ceará, Projeto Incentiva Jovens a Identificar e Registrar Patrimônios Locais.


Por Karol Assunção

Sensibilizar os jovens para a questão patrimonial. Esse é o objetivo do Projeto Patrimônio para Todos. Desenvolvido desde 2009 pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAO), equipamento ligado à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), o projeto neste ano contempla jovens de Fortaleza e de Aquiraz.

João Paulo Vieira Neto, historiador e coordenador pedagógico do projeto, explica que a intenção é oferecer oficinas de sensibilização patrimonial para jovens moradores de comunidades atendidas pela iniciativa. "A ideia é inverter a lógica de preservação patrimonial. Nas comunidades, não é o técnico que diz quais bens serão preservados. Os facilitadores ouvem os jovens e aí temos uma ampliação da noção de patrimônio”, explica.

De acordo com João Paulo, nas oficinas, os jovens percebem que patrimônio pode ser não apenas prédios antigos e históricos, mas também saberes e práticas que fazem parte da comunidade deles, como a casa e os conhecimentos de pescadores, os terreiros de umbanda, as práticas das rezadeiras, entre outros.

"Que os jovens possam conhecer um pouco o próprio lugar onde vivem, a trajetória de vida dos familiares e vizinhos. A intenção é conhecer para intervir”, comenta, ressaltando a importância de o jovem conhecer o mundo que o cerca levando em consideração a construção social e reflexões históricas.

Participam desta edição cerca de 520 jovens de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) de Fortaleza e Aquiraz. Os facilitadores das oficinas também são jovens entre 18 e 29 anos que se candidataram ao projeto por meio de edital. Os 26 selecionados participaram de capacitações e agora compartilham os conhecimentos com outros jovens através de oficinas que acontecem até este sábado (26).

Além de discussões e debates sobre conceitos de patrimônio e identidade cultural, os participantes percorrem as comunidades com o objetivo de identificar e registrar os patrimônios locais através fotografias, vídeos, desenhos e até músicas que são postadas no blog do projeto (http://patrimonioparatodos.wordpress.com/).

O jovem como facilitador:

Ninguém melhor do que o próprio jovem para discutir e debater com outros jovens sobre patrimônio local. É por isso que os facilitadores são pessoas que têm faixa etária próxima a dos participantes. De acordo com João Paulo, muitos do que agora assumem a posição de facilitador já participaram das edições anteriores do projeto como estudantes. "A ideia é que os capacitados sejam futuros facilitadores e atuem como provocadores [da questão patrimonial] no bairro”, comenta.

Cassia Costa, de 22 anos, é facilitadora das oficinas desde a primeira edição do projeto. "É uma grande experiência, cada oficina é única. [O projeto] engrandeceu minha vida profissional e pessoal, abriu muitas portas. Como sou mais ou menos da mesma idade dos participantes, cria um laço de amizade. Sempre muda alguma coisa em mim quando converso com esses jovens”, relata.

Para ela, a iniciativa é importante porque incentiva a valorização da comunidade. Além disso, parte de questões discutidas pelos próprios jovens. "É uma construção do conhecimento. Eles que vão identificar os patrimônios”, afirma.

Pensamento que é compartilhado com Micharlles Paz, facilitador das oficinas de Messejana. De acordo com ele, os encontros partem de uma concepção "dialógica”, em que participantes e facilitadores têm direito à voz.

Micharlles destaca ainda a experiência de estar na posição de facilitador. "Não penso que vou dizer a verdade. Tento mostrar as múltiplas possibilidades”, comenta, ressaltando que preza pela postura ética, pelo posicionamento coerente com a dignidade da pessoa humana e o direcionamento político.

Fonte: Adital Jovem.

sábado, 26 de novembro de 2011

Sindicato dos Professores de Pernambuco Cria Direção de Jovens Trabalhadores.



Membro do CEJU, Wallace Melo Barbosa irá fazer parte da nova gestão do sindicato dos professores de Pernambuco (SINPRO/PE) como diretor de jovens trabalhadores.

O CEJU recebeu a notícia com grande alegria, uma vez que, passamos a contribuir com o debate sobre a efetivação das políticas de juventude em outros espaços de importante relevância política. Atuar na esfera sindical será um novo desafio que o CEJU terá pela frente, para continuar construindo um debate mais qualitativo sobre a conjuntura juvenil no Brasil.

Além de fazer parte do sindicato, Wallace Melo Barbosa também vai passar a se organizar no coletivo de jovens trabalhadores da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), junto com outros jovens do estado de Pernambucano, podendo assim trocar mais experiências sobre PPJ e consequentemente, qualificando ainda mais os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Juventude, Desenvolvimento e Cidadania.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CTB Promove I Plenária Nacional da Juventude em Dezembro.





Por deliberação da Executiva e com objetivo de fortalecer seu trabalho e organização, a secretaria de Juventude Trababalhadora da CTB, têm realizado encontros na Bahia, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de participar de importantes eventos juvenis nacionais levantando a bandeira da Central, mapeando lideranças e integrando-as nas redes sociais.


Agora é a hora de colher os frutos desse esforço. Por isso, a CTB realizará a sua I Plenária Nacional de Juventude CTB, nos dias 12 e 13 de dezembro na sede da CONTAG, no Núcleo Bandeirante, em Brasília. O evento será ao fim da II Conferência Nacional da Juventude, que também ocorrerá em Brasília, de 9 a 12 de dezembro e em que a CTB também participará.

A I Plenária Nacional da Juventude da CTB reunirá jovens trabalhadores de todo o Brasil para fortalecer e ampliar o coletivo nacional e atualizar a política de juventude, e assim dialogar com essa importante parcela dos trabalhadores e do movimento sindical.

Será uma grande chance para os Estados capacitarem seus jovens líderes. Como as vagas são limitadas, é muito importante que os Estados estejam representados nos dias 12 e 13 de dezembro na I Plenária da Juventude da CTB, em Brasília.

Contatos com a organização do evento e o envio de devem ser feitos através da Secretaria de Juventude, com o secretário Paulo Vinícius (61-980491271 – pvss65@gmail.com ) ou através da assessoria, com Carolina Balladas ( juventude@portalctb.org.br - 11 3106 07 00). As vagas são limitadas.

Programação da I Plenária Nacional da Juventude da CTB

12/12/2011 – segunda-feira
18h00 – Credenciamento -
18h30 - Abertura
19h00 – Conjuntura Nacional e a Organização da Juventude Trabalhadora da CTB

13/12/2011 - terça-feira
8h30 às 11h00 – Grupos de trabalho
Grupo I – A juventude trabalhadora e empoderamento das mulheres na CTB
Grupo II – Mais organização para o trabalho de juventude da CTB no campo e na cidade:
Grupo III – Atualização do programa: a juventude e o Projeto Nacional de Desenvolvimento:
Grupo IV – Conexão e formação: a juventude trabalhadora da CTB e as possibilidades da internet
Coletivização dos grupos: 11h30 -12h30
10 minutos para cada grupo
14h00 – Apresentação do coletivo nacional ampliado da juventude da CTB e da resolução da I Plenária Nacional da Juventude da CTB.
17h00 - Encerramento

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CEJU Participa da Capacitação do Cine Mais Cultura.


Depois de muito esperar, o projeto do cine-comunitário está mais perto do que longe pois os representantes da UNACOMO e do CEJU, participaram de uma capacitação, na cidade de Moreno que durou uma semana, com objetivos de debater sobre a executação do projeto Cine Mais Cultura em Olinda.

O Cine Comunitário é um projeto idealizado pelo CEJU desde 2009 e após muita luta e paciência o projeto está saindo do papel, para alegria de todas as entidades contempladas, que irão poder concretizar o sonho de exibir filmes em diversas comunidades carentes. A organização do projeto Cine Mais Cultura, junto a FUNDARPE, capacitou os integrantes escolhidos para representar a entidade e fez a doação de todos os equipamentos necessários para as exibições dos filmes.

Brasil é o país da América Latina com Maior Número de Jovens Afrodescendentes,


Mais de 24 milhões de jovens afrodescendentes vivem na América Latina, de um total de 81 milhões de afrodescendentes da região. O Brasil é o país latino-americano com a maior quantidade de jovens afrodescendentes – 22,5 milhões, o que representa 47% de toda a população jovem no país. Os dados têm por base o Censo Demográfico de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A constatação faz parte do relatório Juventude Afrodescendente na América Latina: Realidades e Direitos (des) Cumpridos, divulgado hoje (18) pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), em Salvador (BA). A Colômbia é o segundo país latino-americano onde vivem mais jovens afrodescedentes: 1,1 milhão (11% de toda a população jovem do país).

Segundo o fundo, a juventude afrodescendente na América Latina é uma população majoritariamente urbanizada. Na Nicarágua, por exemplo, 88% desses jovens vivem nas cidades, enquanto os índices na Guatemala e no Panamá se mantêm bem próximos – 87% e 86%, respectivamente. A menor taxa foi registrada no Equador: 60%.

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Publicação Destaca Violações Sofridas por Jovens de Recife (PE).

Por Karol Assunção.

Resistência à violência: construção social da juventude como sujeito de direitos. Esse é o título da nova edição do Caderno de Educação para Cidadania, lançado nesta sexta-feira (11) em Recife (PE), no Nordeste do Brasil, pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop).

A publicação, além de destacar as violações sofridas pela população jovem que mora na Região Metropolitana do Recife e entorno, apresenta artigos de especialistas nas áreas de Direitos Humanos, Direito à Cidade, Juventude e Movimentos sociais.

Ninguém melhor do que a própria juventude para relatar as violações e violências sofridas por ela. Nesse sentido, para a elaboração do documento, foram ouvidos depoimentos e impressões dos próprios jovens. Juliana Cecília de Carvalho, integrante da equipe de organização do documento, revela que, durante um ano, o grupo realizou encontros, oficinas pedagógicas e rodas de diálogos com os jovens para discutir as questões de violações a seus direitos.

A maioria dos participantes, segundo a integrante da organização, era de baixa renda, tinha entre 14 e 29 anos e ensino médio incompleto. Assim, os/as jovens relataram violências como abordagem e corrupção policial, falta de políticas públicas para a juventude, atendimento precário nos serviços médicos, postos de saúde dos bairros sem atendimento específico para a demanda - como medicamentos anticoncepcionais e preservativos, e precariedade dos espaços públicos de lazer.

Para Juliana, além da própria sistematização das informações de violências sofridas por esses jovens, a construção do documento foi importante para os próprios jovens se perceberem como sujeitos e reivindicarem seus direitos. "Foi importante para poder identificar as violações e quando os jovens se percebem como sujeitos, destacar o empoderamento da juventude e o jovem perceber que [a situação de violência] não é normal e [seu direito] precisa ser reivindicado”, aponta.

Justamente por conta disso, a elaboração do Caderno não se resumiu apenas à coleta de depoimentos. "Para além da publicação, nós realizamos formações, as temáticas foram discutidas com mais profundidade”, acrescenta.

Juliana ainda aponta a importância de os jovens participarem de ações e ocuparem espaços como conselhos e conferências para que possam "gritar” suas demandas e necessidades. "Nós atuamos em bairros com elevado índice de criminalidade e é importante [a juventude] perceber que é possível fazer outras atividades nos bairros [que não envolvam a criminalidade]”, destaca.

Fonte: Adital Jovem.
Gajop: http://www.gajop.org.br/index.php

Olinda Será Representada na 2ª Conferência Nacional de Juventude.


Após uma longa jornada de debates sobre o fortalecimento e a construção das políticas públicas de juventude, os movimentos juvenis de Pernambuco comemoram o sucesso da 2ª Conferência Estadual de Juventude, ocorrida nos dias 04, 05 e 06 de novembro e que reunião centenas de jovens em torno de vários e importantes debates políticos.

Foi um final de semana histórico para a juventude pernambucana, uma vez que, os conferentistas passaram a legitimar cada vez mais esse espaço de diálogo entre o poder público e a sociadeda civil. De fato, foram três dias marcados por discussões calorosas, integração social e convergência entre uma notável pluralidade de ideias e valores.

E no final, os jovens participantes puderam expressar as principais bandeiras de lutas, reinvindicações e demandas políticas, diretamente para o poder público estadual. Questões como educação, saúde, violência, trabalho, cultura e representação política foram pautados na maioria dos grupos de debates que tinham por finalidade elencar as expectarivas da juventude pernambucana.
Além disso, os participantes também escolheram os seus representantes para a 2ª Conferência Nacional de Juventude que irá ocorrer no próximo mês de dezembro, em Brasilía. Foi um momento muito vitorioso para o estado, pois a maioria dos municípios que participaram da conferência estadual elegeram representantes. Ao todo serão 60 delegados que irão participar da etapa nacional da conferência.

O município de Olinda conseguiu eleger três representantes de sua delegação para a 2ª Conferência Nacional de Juventude. Os jovens escolhidos foram: Simone de Paula, Ellis Regina e Roberto Santana. É válido ressaltar que esse último é membro do CEJU e presidente da União da Juventude Socialista - Olinda.