"Se o comandante é o equilíbrio da carruagem do Estado. Se este equilíbrio estiver bem colocado, a carruagem, isto é, a nação será poderosa; se o equilíbrio estiver defeituoso, a nação, certamente, será fraca." (Sun Tzu).
Uma nação vencedora é aquela que o povo segue em harmonia com as idéias de seu governante. E de fato, durante os últimos anos, o povo brasileiro assistiu uma brilhante história de crescimento econômico, de desenvolvimento social e de fortalecimento do Estado democrático. E Visto essas tantas conquistas e avanços concretizados, que a população brasileira, durante os últimos dias de governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, manifestaram de diversas formas, uma grande gratidão a tudo que presidente pode proporcionar ao povo brasileiro, durante os seus 8 anos de governo.
Segundo uma passagem contida no livro, Arte da Guerra, escrito por Sun Tzu, quando as visões do povo estão de acordo com as idéias do seu governante, a nação torna-se mais forte e preparada para superar diversos obstáculos. E efetivamente, tanto as ideias políticas, quanto as estratégias militares retratadas no citado livro, proporciona uma boa reflexão sobre a vitória de qualquer nação sobre possíveis problemáticas. Diante disso, seguindo os ensinamentos do conhecimento oriental, podemos fazer, então, analogias, bastante coerentes. com as medidas adotadas por Lula na condução política do Brasil, desde o seu primeiro governo até ao patamar que o país se encontra cotidianamente.
Na condução da vida pública, o Brasil atravessou por notórios avanços políticos, diferente de outros tempos, as relações instituicionais, entre o Estado brasileiro com partidos políticos, organizações e movimentos sociais tiveram uma singular evolução e consequentemente, a população ganhou cada vez mais. Um bom governante, não afasta seus opositores e sim, procura conquistá-los, a ponto de tratá-los melhor ou igual aos seus próprios aliados. Uma vez que, quanto maior a hostilidade entre forças políticas, menor serão os avanços sociais. E foi justamente por essa conduta, que Lula deixa ao povo brasileiro essa enorme lição.
E foi dessa maneira, conquistando a cada dia, aqueles que se manifestavam de forma cética em relação a sua forma de governar. Assim, Luís Inácio Lula da Silva foi construíndo um novo Brasil, com justiça e igualdade social. E o mais relevante, foi que a vitória do povo brasileiro, não veio pelas mãos de grandes economistas, sociólogos, empresários ou militares. E sim, chegou, graças a coragem de um operário nordestino, que historicamente, teria tudo para ser mais um cidadão excluído.
E nesse contexto, deixo a minha homenagem ao presidente Lula, que fez do Brasil, uma nação forte, soberana, respeitada internacionalmente e sobretudo, um país que foi governado por um operário que troxe dignidade e esperança a milhões de brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário