terça-feira, 13 de julho de 2010

Mensagem à Juventude Olindense

De fato, a vulnerabilidade que o jovem brasileiro se encontra em relação a utilização e dependeência química das drogas é algo que sempre mereceu uma atenção especial do lado esfera pública. Eis um dos grandes desafios do Estado brasileiro em relação a juventude. Essa problemática tem que ser debatida como uma relevante prioridade, principamente, quando se trata do desenvolvimento humano, psíquico e social do(a) jovem. E justamente por isso que precisamos contar com políticas públicas de juventude em relação a todos problemas gerados pelas drogas em nossa sociedade.

Sabemos que o debate sobre a descriminalização do uso de algumas drogas vem avançando muito, na pauta de determinados movimentos políticos. No entanto, precisamos tomar cuidado com essa questão. Principalmente nos dias atuais, haja vista que, o vício das drogas ainda se configura como uma gravíssima mazela social na vida de várias famílias e jovens brasileiros.

Atualmente, o Crack é um grande exemplo disso, pois se configura como um problema que envolve a juventude de todo o Brasil. Precisamos ter um debate político acertado sobre esse problema, uma vez que, por trás do viciado, é preciso haver uma preocupação que envolva o debate, tanto pela saúde, como pela segurança pública. Por trás de um usuário de drogas, sabemos que há todo um interesse econômico de grupos criminosos que por meio do narcotráfico destroem a vida de vários jovens. Além da ausência de centros de saúde especializados em tratar jovens viciados e suas famílias com dignidade e acompanhamento médico satisfatório.

Precisamos crescer no debate sobre o combate as drogas e levar essa discussão a todos os espaços existentes (escolas, universidades, comunidades, como também ao poder público) para a construção de uma política Pública de Juventude visando o fim desse problema. È uma tarefa árdua, mas necessária.É preciso cobrar das autoridades competentes uma atenção redobrada, tanto sobre a problemática do crack, como também de outras tipologias de drogas.

E justamente por isso que, por meio dessa pequena mensagem almejamos contribuir com esse tão importante debate e nos colocamos como parceiros diante dessa luta.


Assinam esse Documento:

União da Juventude Socialista – UJS.

Centro de Juventude: Desenvolvimento e Cidadania – CEJU.

Frente Emergente Nova Interação X – FENIX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário