segunda-feira, 20 de junho de 2011

Proposta Pela Juventude Negra, Conselho de Segurança Aprova Resolução Sobre Extermínio de Jovens.



A luta contra o extermínio de jovens no Brasil conta, agora, com um novo instrumento. Trata-se de uma resolução aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP), em sua última reunião ordinária, entre os dias 8 e 10 de junho, no Rio de Janeiro. O documento aborda a necessidade de um combate prioritário ao genocídio da juventude negra no país.

De acordo com o Mapa da Violência 2011, a probabilidade de morte de um jovem negro, entre 15 e 25 anos, é 127,6% maior que a de um branco da mesma faixa etária. Foi essa realidade que provocou uma resolução específica que aponta “a grave situação da segurança pública no país, a qual tem como situação emblemática o crescente número de homicídios e encarceramento de jovens negros”, de acordo com o documento.

“Essa é a primeira ação proposta pelo Fórum de Juventude Negra dentro do Conselho”, conta Luiz Inácio, coordenador do Fórum, o qual somente este ano tem uma representação na instância. Foi a partir da proposição da entidade de jovens negros e do Coletivo de Entidades Negras (CEN) que a proposta foi apresentada e aprovada.

 Luiz Inácio avalia que a principal medida a ser atendida será o diálogo em torno dessa questão. “Precisamos construir uma agenda conjunta que possa atacar esse problema, que tem como pano de fundo o abandono de um Estado que não desenvolve políticas públicas que garantam direitos a esses jovens”, afirma o coordenador.

 A recomendação dá um prazo de trinta dias para que sejam instituídos mecanismos de elaboração dessa agenda. Com objetivo de buscar “soluções e definição de responsabilidades setoriais em relação às políticas públicas de combate a violência letal contra a juventude negra”, assinala o documento.

Além de políticas sociais, como educação, cultura, esporte, profissionalização, também é preciso reverter a lógica da atuação policial, pois esses “agem mais como violadores de direitos dessa juventude do que como promotores de direitos humanos”, reforça. Nesse sentido, demonstra-se fundamental a participação desse segmento no Conselho que discute políticas de segurança.
 Dentre as recomendações, está a retomada do Grupo de Trabalho Interministerial proposto pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Ministério da Justiça, que foi criado em maio de 2010, mas que foi desarticulado com a mudança de governo federal. O GT tem como objetivo elaborar uma matriz de formação sobre questões étnicas raciais destinadas aos agentes de segurança.

 Em linhas gerais, a resolução pede que, ao instituir esses mecanismos de agenda para o combate ao extermínio da juventude negra, sejam observadas questões como: as normas nacionais e internacionais sobre os direitos humanos e a não discriminação racial; e que sejam realizadas ações de combate ao racismo institucional nos órgãos públicos.

Como forma de articular as ações de diferentes entes governamentais, o documento indica, ainda, que sejam enviadas recomendações aos estados e municípios para que os Conselhos de Segurança Pública e Gabinetes de Gestão Integrada contemplem a participação de organizações da juventude negra.

Fonte:
http://www.adital.com.br/jovem/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=57502

terça-feira, 14 de junho de 2011

Jornal do Commercio: Menor de 18 Anos Agora Pode Doar Sangue.


Publicado em 14/06/2011, Às 17:42

Adolescentes com 16 e 17 anos agora podem doar sangue, desde que pais ou responsáveis autorizem o procedimento. A medida faz parte da Portaria 1.353, publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial nesta terça-feira (14/06) , Dia Mundial do Doador de Sangue. A norma estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, resultado de consulta pública à sociedade. Idosos com 68 anos também podem doar sangue, mas devem passar por avaliação médica.

Os novos critérios, que visam aumentar a captação de sangue no País, também têm por meta acabar com preconceitos na triagem dos bancos de sangue. Determina que “a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria.”

Afirma nota do ministério que “não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia”. Homossexuais dizem ser discriminados, na seleção, quando tentam doar sangue.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CEJU Fará Parte da Comissão de Organização da 3ª Conferência Municipal de Juventude - Olinda.


Foi com bastante alegria que os diretores do Centro de Juventude, Desenvolvimento e Cidadania receberam o convite para participar da Comissão Organização para a 3ª Conferência Municipal de Juventude de Olinda. Segundo os diretores do CEJU, esse é um momento muito importante para as ações promovidas pela própria entidade.

Eis um importante sinal de que o CEJU se fortalece, a cada dia,  tornando-se referência no que diz respeito a construção das Políticas Públicas de Juventude dentro da cidade. Depois de vários projetos e ações promovidas pela Prefeitura de Olinda, junto ao CEJU, participar da organização da 3ª Conferência Municipal de Juventude será mais uma excelente oportunidade de mostrar toda seriedade e competência inserida em nossa principal proposta de trabalho e atuação.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

2ª Conferência Nacional de Juventude Inicia Etapas Preparatórias.



Encontros regionais vão até 31 de agosto, debates sobre políticas públicas destinadas aos jovens.

A 2ª Conferência Nacional de Juventude, que tem como lema “Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil!” deu inicio na última semana ao calendário de etapas municipais, territoriais e livres. A partir deste dia até 31 de agosto, serão realizadas as conferências municipais, regionais e territoriais. Já as conferências livres acontecerão até 30 de setembro.

Estão na pauta dos trabalhos das conferencias os temas: I – Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; II – Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; III – Articulação e integração das políticas públicas de juventude. O debate levará em consideração a realidade de cada estado, município, território e das entidades organizadoras.

As etapas livres podem ser realizadas presencial ou virtualmente em âmbito municipal, estadual, territorial ou temático, mas não elegem delegados. Já as etapas municipais, regionais e territoriais, além de eleger os delegados, aprovam resoluções para a fase subseqüente.

Para Severine Macedo, secretária nacional de Juventude, as etapas que antecedem o encontro nacional são espaços importantes de construção coletiva entre a sociedade civil e o governo. “Esperamos ter a participação de um grande número de municípios, movimentos e territórios para potencializar a formulação da Política Nacional de Juventude.” afirma Severine.

Fonte: CONJUVE

domingo, 5 de junho de 2011

Reportagem Indica a Notável Presença de Jovens Empreendedores em Pernambuco.

Cerca de 40% dos Empreendedores de pequenas e micro-empresas do estado de Pernambuco, são jovens, com idade de 18 a 26 anos. É o que revela as estimativas do Sebrae. Os jovens pernambucanos estão ocupando mais espaços no mercado empreendedor dentro do estado. Além disso, também é válido ressaltar que, essa presença juvenil está se consolidando de maneira bastante racional e responsável. 

Os novos empreendedores estão cada vez mais cautelosos com o mundo dos negócios e menos imediatistas. Como consequência disso, temos um menor número de empresas falindo, devido ao despreparo para a administração. Interessados pelas áreas da Gastronomia e da Informática, os jovens empreendedores também enxergam o "efeito suape" com muito otimismo para os seus negócios.

Para saber mais clique aqui.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Evento: Choque Cultural - PE.

Coordenadoria de Juventude Participa da Semana de Meio Ambiente de Olinda.

Após participar da Colônia de Férias da Prefeitura de Olinda, em julho de 2011, através do Cine-Clube Ambiental, a Coordenadoria de Juventude em parceria com o Centro de Juventude, Desenvolvimento e Cidadania leva o mesmo projeto para a Semana do Meio Ambiente da Cidade, organizada pela Secretaria do Orçamento Participativo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

A proposta do Cine-Clube Ambiental foi de promover reflexões sobre os problemas ambientais em uma perspectiva socioambientalista por meio da reprodução de diversos audiovisuais. Diferente da última edição, as sessões de cinema foram direcionadas ao público infantil, que vieram prestigiar as atrações da Semana Ambiental, por meio de suas escolas.

A semana Ambiental de Olinda é um evento que acontece todos os anos na cidade, mobilizando escolas, grupos comunitários e secretarias municipais e vereadores em pról a relevância das causas ambientais, tanto no município, quanto no Planeta. O evento também contou com amostras e oficinas de reciclagem e com a ação dos arte-educadores, promovendo dinâmicas sobre a coleta seletiva do lixo. O evento teve início no primeiro dia do mês de junho, com abertura solene, no histórico prédio da biblioteca municipal para que nos dias 02 e 03 ocorresse o evento no pátio da própria Secretaria do Orçamento Participativo, Meio Ambiente e  Desenvolvimento Urbano, localizada no bairro do bairro do Bom Sucesso.