sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Educação Ambiental: Um Desafio Para Transformação.

A cada dia que passa, os problemas ambientais passam a ser abordados em diferentes circunstâncias, devido a notável crise ambiental que, infelizmente, vivenciamos nesse século. Os padrões exigidos pelas sociedades globalizadas vem exigindo muita exploração sobre os recursos naturais. É válido ressaltar que, desde 2006, de acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) os problemas ambientais não estão tão distantes de nós, ou seja, são problemas contemporâneos a sociedade e justamente por isso, é preciso que formularmos respostas estratégicas para esses problemas.

O alerta ambiental, presente no discurso e nas ações das organizações ambientalistas visa uma reconstrução da ética global em relação ao meio ambiente. Sabe-se que os problemas ambientais se configuram em proporções globais e necessita de um grande esforço coletivo para uma nova adequação na forma de relacionamento com o meio ambiente e consequentemente, com a vida.

Várias matérias ja foram publicadas em revistas, Jornais e em sites abordando sobre o problema ambiental no planeta Terra. São inúmeras as reportagens em diversos telejornais que mostra como a poluição vem afetando nossas vidas cotidianamente. Até mesmo no cinema, o alerta ambiental encontrou espaço para conscientizar a população sobre os danos causados pela sociedade ao meio ambiente, por meio de brilhantes documentários.

Entretanto, mesmo com ampla divulgação em diversos meios de comunicação, a convivência entre sociedade e meio ambiente, ainda é, bastante, desarmoniosa. É nessa perspectiva que a questão política e econômica passa a fazer parte do contexto ambiental, uma vez que, são nessas esferas que encontramos fatores como: crescimento demográfico, aumento na concentração de gás carbonico na atmosfera, desmatamento, extinção de espécies, exploração pesqueira, consumo irresponsável dos recursos naturais, ampliação das frotas veiculares que notavelmente influencia na dinâmica planetária, caudando danos que afeta diretamente a vida animal.

São esses apontamentos que tornam a questão ambiental algo muito complexo e que exige a participação de varios atores sociais. Uma vez que, todos esses danos causados a biosfera ao longo dos anos, esta completamente interligado a construção histórica da nossa sociedade de consumo, onde o bem estar social é definido como sinônimo de crescimento econômico.

Ou seja, nosso atual modelo de desenvolvimento coloca uma imensa carga sobre o planeta, e para garantirmos o futuro da civilização humana precisamos agir e pensar no rumo da sustentabilidade. É preciso que a sociedade em geral, tome para si essa responsabilidade de tornar o meio ambiente mais saudável. Precisamos pensar de maneira Socioambiental.

Diante de tudo isso, podemos concluir que a problemática ambiental é um problema que interessa a todos os setores sociais. E a comunidade em si tem a responsabilidade de se enganjar nesse processo de transformações necessárias para uma utilização racional dos recursos naturais.

Nessa conjuntura, podemos concluir que a Educação Ambiental nasce através da necessidade de novas práticas e reflexões sobre o ecossistema em uma concepção mais ampla, e principalmente, além dos conceitos determinados pelas ciências biológicas. É um campo do conhecimento que envolve diferentes abordagens científica. È justamente por isso que o processo de construção da Educação Ambiental se constrói na perspectiva socioambientalista.

Sustentabilidade: Uma Idéia Necessária.

O Momento atual, marcado pelo aparecimento de grandes desastres ambientais, de uma certa forma, vem direcionando a população a vir a ter uma maior sensibilização sobre as multicausalidades que geram os efeitos e as mudanças no ecossistema. E diante disso, a visão antropoêntrica que paira sobre a sociedade, concebendo o ser humano como o centro do mundo e transformador do espaço natural, devido as condições culturais e ao processo de socialização vem perdendo espaço ao longo dos anos, devido aos novos paradígmas socioambientais que os movimentos ambientalistas e ecologistas vieram construindo e conquistando mais espaços ao longo das últimas décadas.

E nessa conjuntura, a palavra chave para avançarmos cada vez mais sobre as mudanças necessárias para uma boa convivência planetária é a sustentabilidade. Ou seja, precisamos propor mudanças positivas para que a idéia de cultura e sociuedade possam dialogar de forma efetiva com meio ambiente e a natureza.

REFLEXÃO:

"Cresci brincando no chão, entre formigas. De uma infância livre e sem comparamentos. Eu tinha mais comunhão com as coisas do que comparação. Porque se a gente fala apartir de ser criança, a gente faz comunhão: de um orvalho e sua aranha, de uma tarde e suas graças, de um pássaro e sua árvore. Então eu trago das minhas raízes crianceiras a visão comungante e oblíqua das coisas. Eu sei dizer sem pudor que o escuro me ilumina. É um paradoxo que ajuda a poesia e que eu falo sem pudor. Eu tenho que essa visão oblíqua vem de eu ter sido criança em algum lugar perdido onde havia transfusão da natureza e comunhão com ela."
Manuel de Barros, 2003.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Professores já podem se inscrever no Programa Brasil Alfabetizado

As inscrições serão realizadas até o dia 05 de fevereiro. O programa é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos

Por Ana Cláudia Ribeiro

Formatura do programa Brasil Alfabetizado em 2007. Foto: Passarinho/Pref.Olinda
A Secretaria de Educação de Olinda está inscrevendo até o dia 05 de fevereiro, professores (preferencialmente das redes públicas de ensino) interessados em participar do Programa Brasil Alfabetizado, que é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos.

As inscrições estão sendo realizadas na própria Secretaria de Educação, que está localizada na Rua 10 de Novembro, nº 121 – Varadouro. Os professores do programa receberam uma bolsa de R$ 250,00 por turma, podendo ter até duas turmas.

Informações para participar do Programa:
Alfabetizadores
I – O candidato deve, preferencialmente, ser professor das redes públicas de ensino;
II – Deve ter formação de nível normal médio completo e/ou cursando graduação na área de educação;
III – Deve cadastrar no mínimo 20 alfabetizandos com idade a partir de 15 anos;
IV – Deve indicar um espaço para funcionamento da turma.
V – Deve participar da Formação Inicial e Continuada;

Obs.: O alfabetizador receberá uma bolsa no valor de R$ 250,00, por turma, podendo ainda atuar em duas turmas.
A aula deverá ter duração de duas horas diárias, perfazendo um total de dez horas semanais

Duração do Programa:
8 meses

Documentos necessários:
Xerox de RG e CPF
Comprovante de residência
Comprovante de escolaridade

Período de inscrição:
Até 05/02/2011

Horário:
9h às 12h e das 13h30 às 17h30

Local:
Secretaria de Educação de Olinda/DE
Rua 10 de Novembro nº. 121 Varadouro/Olinda.

Informações:
Fone: (81) 3305.1096 / 3305.1098 – Ramal 223 (falar com Jaciara França)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cidadania e Informação: Lei de Call Centers.



LEI DE CALL CENTERS (decreto nº 6.523)


DECRETO Nº 6.523, DE 31 DE JULHO DE 2008

DOU de 1º.8.2008

Vigência Regulamenta a Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990, para fixar normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990,

DECRETA:

Art. 1º: Este Decreto regulamenta a Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, e fixa normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC por telefone, no âmbito dos fornecedores de serviços regulados pelo Poder Público federal, com vistas à observância dos direitos básicos do consumidor de obter informação adequada e clara sobre os serviços que contratar e de manter-se protegido contra práticas abusivas ou ilegais impostas no fornecimento desses serviços.

CAPÍTULO I
DO ÂMBITO DA APLICAÇÃO

Art. 2º: Para os fins deste Decreto, compreende-se por SAC o serviço de atendimento telefônico das prestadoras de serviços regulados que tenham como finalidade resolver as demandas dos consumidores sobre informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento de contratos e de serviços.

Parágrafo único. Excluem-se do âmbito de aplicação deste Decreto a oferta e a contratação de produtos e serviços realizadas por telefone.

CAPÍTULO II
DA ACESSIBILIDADE DO SERVIÇO

Art. 3º: As ligações para o SAC serão gratuitas e o atendimento das solicitações e demandas previsto neste Decreto não deverá resultar em qualquer ônus para o consumidor.

Art. 4°: O SAC garantirá ao consumidor, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços.

§ 1o A opção de contatar o atendimento pessoal constará de todas as subdivisões do menu eletrônico.

§ 2o O consumidor não terá a sua ligação finalizada pelo fornecedor antes da conclusão do atendimento.

§ 3o O acesso inicial ao atendente não será condicionado ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor.

§ 4o Regulamentação específica tratará do tempo máximo necessário para o contato direto com o atendente, quando essa opção for selecionada.

Art. 5°: O SAC estará disponível, ininterruptamente, durante vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, ressalvado o disposto em normas específicas.

Art. 6°: O acesso das pessoas com deficiência auditiva ou de fala será garantido pelo SAC, em caráter preferencial, facultado à empresa atribuir número telefônico específico para este fim.

Art. 7º: O número do SAC constará de forma clara e objetiva em todos os documentos e materiais impressos entregues ao consumidor no momento da contratação do serviço e durante o seu fornecimento, bem como na página eletrônica da empresa na INTERNET.

Parágrafo único. No caso de empresa ou grupo empresarial que oferte serviços conjuntamente, será garantido ao consumidor o acesso, ainda que por meio de diversos números de telefone, a canal único que possibilite o atendimento de demanda relativa a qualquer um dos serviços oferecidos.

CAPÍTULO III
DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO

Art. 8°: O SAC obedecerá aos princípios da dignidade, boa-fé, transparência, eficiência, eficácia, celeridade e cordialidade.

Art. 9º:O atendente, para exercer suas funções no SAC, deve ser capacitado com as habilidades técnicas e procedimentais necessárias para realizar o adequado atendimento ao consumidor, em linguagem clara.

Art. 10: Ressalvados os casos de reclamação e de cancelamento de serviços, o SAC garantirá a transferência imediata ao setor competente para atendimento definitivo da demanda, caso o primeiro atendente não tenha essa atribuição.

§ 1o A transferência dessa ligação será efetivada em até sessenta segundos.

§ 2o Nos casos de reclamação e cancelamento de serviço, não será admitida a transferência da ligação, devendo todos os atendentes possuir atribuições para executar essas funções.

§ 3o O sistema informatizado garantirá ao atendente o acesso ao histórico de demandas do consumidor.

Art. 11: Os dados pessoais do consumidor serão preservados, mantidos em sigilo e utilizados exclusivamente para os fins do atendimento.

Art. 12: É vedado solicitar a repetição da demanda do consumidor após seu registro pelo primeiro atendente.

Art. 13: O sistema informatizado deve ser programado tecnicamente de modo a garantir a agilidade, a segurança das informações e o respeito ao consumidor.

Art. 14: É vedada a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera para o atendimento, salvo se houver prévio consentimento do consumidor.

CAPÍTULO IV
DO ACOMPANHAMENTO DE DEMANDAS

Art. 15: Será permitido o acompanhamento pelo consumidor de todas as suas demandas por meio de registro numérico, que lhe será informado no início do atendimento.

§ 1o Para fins do disposto no caput, será utilizada seqüência numérica única para identificar todos os atendimentos.

§ 2o O registro numérico, com data, hora e objeto da demanda, será informado ao consumidor e, se por este solicitado, enviado por correspondência ou por meio eletrônico, a critério do consumidor.

§ 3o É obrigatória a manutenção da gravação das chamadas efetuadas para o SAC, pelo prazo mínimo de noventa dias, durante o qual o consumidor poderá requerer acesso ao seu conteúdo.

§ 4o O registro eletrônico do atendimento será mantido à disposição do consumidor e do órgão ou entidade fiscalizadora por um período mínimo de dois anos após a solução da demanda.

Art. 16: O consumidor terá direito de acesso ao conteúdo do histórico de suas demandas, que lhe será enviado, quando solicitado, no prazo máximo de setenta e duas horas, por correspondência ou por meio eletrônico, a seu critério.

CAPÍTULO V
DO PROCEDIMENTO PARA A RESOLUÇÃO DE DEMANDAS

Art. 17: As informações solicitadas pelo consumidor serão prestadas imediatamente e suas reclamações, resolvidas no prazo máximo de cinco dias úteis a contar do registro.

§ 1o O consumidor será informado sobre a resolução de sua demanda e, sempre que solicitar, ser-lhe-á enviada a comprovação pertinente por correspondência ou por meio eletrônico, a seu critério.

§ 2o A resposta do fornecedor será clara e objetiva e deverá abordar todos os pontos da demanda do consumidor.

§ 3o Quando a demanda versar sobre serviço não solicitado ou cobrança indevida, a cobrança será suspensa imediatamente, salvo se o fornecedor indicar o instrumento por meio do qual o serviço foi contratado e comprovar que o valor é efetivamente devido.

CAPÍTULO VI
DO PEDIDO DE CANCELAMENTO DO SERVIÇO

Art. 18: O SAC receberá e processará imediatamente o pedido de cancelamento de serviço feito pelo consumidor.

§ 1o O pedido de cancelamento será permitido e assegurado ao consumidor por todos os meios disponíveis para a contratação do serviço.

§ 2o Os efeitos do cancelamento serão imediatos à solicitação do consumidor, ainda que o seu processamento técnico necessite de prazo, e independe de seu adimplemento contratual.

§ 3o O comprovante do pedido de cancelamento será expedido por correspondência ou por meio eletrônico, a critério do consumidor.

CAPÍTULO VII
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 19: A inobservância das condutas descritas neste Decreto ensejará aplicação das sanções previstas no art. 56 da Lei no 8.078, de 1990, sem prejuízo das constantes dos regulamentos específicos dos órgãos e entidades reguladoras.

Art. 20: Os órgãos competentes, quando necessário, expedirão normas complementares e específicas para execução do disposto neste Decreto.

Art. 21: Os direitos previstos neste Decreto não excluem outros, decorrentes de regulamentações expedidas pelos órgãos e entidades reguladores, desde que mais benéficos para o consumidor.

Art. 22: Este Decreto entra em vigor em 1o de dezembro de 2008.

Brasília, 31 de julho de 2008; 187o da Independência e 120o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro.

Cursos Preparatórios para o Vestibular Abrem Vagas.


Inscrição do PORTAL : 19 de janeiro a 21 de janeiro (LOCAL: DAMUC, no centro de ciência da saúde (CCS)- UFPE).


Inscrição do VESTIBULAR SOLIDARIO : 01 de fevereiro a 06 de fevereiro (LOCAL: Hall do Centro de Educação (CE)- UFPE).


Inscrição do PROJETO INTERAÇÃO: 20 de janeiro a 10 de fevereiro (LOCAL: centro de filosofia e ciencias humanas (CFCH)- UFPE).


domingo, 16 de janeiro de 2011

Diretor do CEJU Participa de Entrevista na Radio Amparo - FM.

Diretor do Centro de Juventude: Desenvolvimento e Cidadania participou de entrevista na Radio Amparo FM na última quarta feira (12/01/11) representando a União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda - UNACOMO.

Wallace Melo, representante do CEJU na direção da UNACOMO, foi um dos convidados para representar os movimentos sociais de Olinda, no programa do radialista Vagner Souto. Durante o decorrer da entrevista, muitas questões sobre os movimentos sociais foram abordadas por todos os convidados, analisando os avanços e os obstáculos ligados as lutas sociais no município e no país, ao longo dos últimos dez anos.


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Manifestação Estudantil Contagia População Contra o Aumento das Passagens.

Organizações estudantis organizam grande protesto no centro da cidade do Recife, contra o aumento das passagens do transporte coletivo e recebe grande apoio da população.


A Avenida Conde da Boa Vista, no Recife foi palco de uma grande passeata estudantil, contra o aumento das passagens. "Se a Passagem não Baixar, O Recife vai Parar", essas foram as principais palavras de ordem dos manifestantes que bloquearam as ruas do local, parando o trânsito por vários minutos.

Organizados pelas entidades representativas dos estudantes, como a UESPE, UMES e UEP, a manifestação, também contou com a participação de representantes de organizações partidárias e sindicais.

Ao longo do percurso, mesmo acompanhados por policiais militares, os estudantes não se intimidaram e prosseguiram distribuindo panfletos e fazendo profundas intervenções políticas contra o aumento das passagens cobradas nos transportes públicos. E por meio dessa iniciativa, foi notório o apoio dos cidadãos que se tornaram expectadores da passeata. Era comum ver as pessoas manifestando apoio aos manifestantes e expressando revolta sobre o aumento.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Material Escolar

Publicado na Folha de Pernambuco


Pesquisa realizada pelo Procon de Pernambuco revela que a diferença no preço do material escolar pode chegar até a 925%. Ou seja, num exemplo prático, isso quer dizer que enquanto alguns consumidores gastaram R$ 8,20 na compra de um apontador de lápis da Faber Castel na Livraria Jaqueira (Graças, Recife), outros pagaram apenas R$ 0,80 no mesmo produto na Papelaria 12 de Março (avenida Presidente Getúlio Vargas, Olinda). Essa diferença astronômica de valor foi constatada entre os dias 3 e 7 deste mês, na sondagem que alcançou 11 estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana.

O levantamento feito na Livraria Modelo, Livraria Módulo, Atacadão de Papelaria, Livraria Jaqueira, Atacadão dos Presentes, Magazine São José, Livraria Ponta de Lápis, Lojas Americanas, Livraria e Papelaria Criar, Diday Papelaria e Papelaria 12 de Março teve base nos 51 produtos mais solicitados nas listas de material escolar. “Orientamos o consumidor a não aceitar a indicação dos colégios para determinadas livrarias porque eles costumam ganhar percentual sobre venda. É possível chegar a uma redução média de 40% nos gastos”, analisou o coordenador-geral do Procon-PE, José Rangel.
Em comparação com a pesquisa feita no mês passado, verifica-se que houve redução de preços em sete itens. O destaque fica pa­ra o ca­derno bro­chura com 96 folhas: a média do menor preço em dezembro de 2010 era de R$ 2,80 e, em janeiro deste ano, R$ 1,10, uma variação percentual de - 154,55%. O papel dobradura, que passou de R$ 0,15 para R$ 0,25 e a tesoura pequena, que foi de R$ 0,80 para R$ 1,20, tiveram aumentos de 66% e 50%, respectivamente. A planilha com a pesquisa na íntegra estará disponível nos próximos dias no site do Procon-PE: ttp://www.procon.pe.gov.br/.
Os colégios que não respeitarem regras gerais, como o direito de adquirir material usado, podem ser denunciados pelo telefone 08002821512 e sofrerão aplicação de multa pecuniária.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Estudantes Protestarão Contra Aumento na Terça-Feira.

Fonte: JConline.

"Se as passagens não baixarem, o Recife vai parar". Essa é a frase de ordem do protesto que está sendo organizado pelos estudantes contra o aumento das passagens de ônibus, que entram em vigor a partir da 0h domingo (9). A ação está marcada para a terça-feira (11), às 13h, no antigo Ginásio Pernambucano, que fica na Rua do Hospício. A previsão é a de que os manifestantes andem até a sede da Grande Recife Consórcio de Transporte, no Cais de Santa Rita, bairro de Santo Antônio.

Segundo a presidente da União Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), Stephannye Vilela, o grupo deve levar ainda um abaixo-assinado para o Ministério Público contra o reajuste. Devem participar da mobilização representantes de DCEs de faculdades públicas e privadas e também da União Nacional dos Estudantes (UNE).

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Entidades Realizam Oficina de Encaminhamento ao Primeiro Emprego no Bairro de Salgadinho - Olinda.

Na última Quarta Feira (05/01) o presidente da UNACOMO, Marcos Morais, junto com os diretores do Centro de Juventude: Desenvolvimento e Cidadania: Wallace de Melo e David Robson, realizaram mais uma oficina, referente ao Programa de Encaminhamento de Jovens ao Primeiro Emprego, realizado pelas citadas  entidades, em parceria com empresas privadas da Região Metropolitana do Recife.

Essa última oficina ocorreu na sede da Associação de Moradores do Bairro de Salgadinho, no período da noite. E cerca de 40 jovens que participaram de tal oficina, já foram encaminhados para alguns processos seletivos das empresas parceiras do projeto no dia seguinte. Além da indicação desses jovens para as empresas, as entidades fazem questão de capacitar todos os participantes para esses processos seletivos, com dicas sobre o modo de vestir e de se expressar no momento de uma seleção ou entrevista para o emprego.

Segundo David Robson, idealizador das oficinas, as seleções para a contratação de mão-de-obra são bastante criteriosas e por essa razão, qualquer candidato precisa está preparado, tecnicamente e emocionalmente para poder garantir a sua vaga no mercado de trabalho. E nesse contexto, capacitar jovens que procuram por um primeiro emprego, por meio de oficinas é uma oportunidade para que esses jovens possam ser aprovados nos processos seletivos realizados pelas empresas privadas.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Hasta Siempre, Comandante Lula.

"Se o comandante é o equilíbrio da carruagem do Estado. Se este equilíbrio estiver bem colocado, a carruagem, isto é, a nação será poderosa; se o equilíbrio estiver defeituoso, a nação, certamente, será fraca." (Sun Tzu).

Uma nação vencedora é aquela que o povo segue em harmonia com as idéias de seu governante. E de fato, durante os últimos anos, o povo brasileiro assistiu uma brilhante história de crescimento econômico, de desenvolvimento social e de fortalecimento do Estado democrático. E Visto essas tantas conquistas e avanços concretizados, que a população brasileira, durante os últimos dias de governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, manifestaram de diversas formas, uma grande gratidão a tudo que presidente pode proporcionar ao povo brasileiro, durante os seus 8 anos de governo.

Segundo uma passagem contida no livro, Arte da Guerra, escrito por Sun Tzu, quando as visões do povo estão de acordo com as idéias do seu governante, a nação torna-se mais forte e preparada para superar diversos obstáculos. E efetivamente, tanto as ideias políticas, quanto as estratégias militares retratadas no citado livro, proporciona uma boa reflexão sobre a vitória de qualquer nação sobre possíveis problemáticas. Diante disso, seguindo os ensinamentos do conhecimento oriental, podemos fazer, então, analogias, bastante coerentes. com as medidas adotadas por Lula na condução política do Brasil, desde o seu primeiro governo até ao patamar que o país se encontra cotidianamente.

Na condução da vida pública, o Brasil atravessou por notórios avanços políticos, diferente de outros tempos, as relações instituicionais, entre o Estado brasileiro com partidos políticos, organizações e movimentos sociais tiveram uma singular evolução e consequentemente, a população ganhou cada vez mais. Um bom governante, não afasta seus opositores e sim, procura conquistá-los, a ponto de tratá-los melhor ou igual aos seus próprios aliados. Uma vez que, quanto maior a hostilidade entre forças políticas, menor serão os avanços sociais. E foi justamente por essa conduta, que Lula deixa ao povo brasileiro essa enorme lição.

E foi dessa maneira, conquistando a cada dia, aqueles que se manifestavam de forma cética em relação a sua forma de governar. Assim, Luís Inácio Lula da Silva foi construíndo um novo Brasil, com justiça e igualdade social. E o mais relevante, foi que a vitória do povo brasileiro, não veio pelas mãos de grandes economistas, sociólogos, empresários ou militares. E sim, chegou, graças a coragem de um operário nordestino, que historicamente, teria tudo para ser mais um cidadão excluído.

E nesse contexto, deixo a minha homenagem ao presidente Lula, que fez do Brasil, uma nação forte, soberana, respeitada internacionalmente e sobretudo, um país que foi governado por um operário que troxe dignidade e esperança a milhões de brasileiros.